Fatores de desempenho académico em estudantes universitários, componentes de qualidade do ensino superior. Estudo de caso Faculdade de Administração de Empresas, Escola Superior Politécnica de Chimborazo
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v22i33.2893Palavras-chave:
Ambiente de sala de aula, qualidade da educação, ensino superior, desempenho acadêmico, estudante universitário, universidadeResumo
O desempenho acadêmico dos estudantes é um fator importante na qualidade do ensino oferecido por uma instituição educacional universitária. Avaliar a incidência dos fatores no desempenho acadêmico e na qualidade da educação do corpo estudantil de sete faculdades da Escola Superior Politécnica de Chimborazo (Rio Bamba, Equador) é o objetivo da presente pesquisa. O desenho da pesquisa de tipo descritivo, transversal e não experimental com uma abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento do estudo de campo um questionário estruturado com perguntas fechadas aplicada a uma amostra de 375 estudantes, com base em uma população estudantil de 15032 pessoas; um estudo bibliográfico e documental complementou o artigo. Os resultados revelaram que os fatores de desempenho acadêmico analisados são socioeconômicos (30%), familiares (25%), escolares-acadêmicos (23%) e pessoais (22%), como os mais significativos e de incidência em essa ordem e os que determinaram a qualidade da educação que os estudantes receberam. Conclui-se, portanto, que 95% dos estudantes pesquisados consideraram que os fatores analisados afetam diretamente em seu desempenho acadêmico e na educação que receberam
Referências
Abréu, C. (2014). Reflexiones para una educación de calidad en la República Dominicana. Revista Ciencia y Sociedad, 39(2), 9-32, DOI: 87031229002
Bianchetti, A. (2017). Calidad educativa: concepciones y debate. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(1), 1-3, doi: 155/15549650013
Díaz, M., Peio, U., Arias, J., Escudero, T., Rodríguez, S., & Vidal, J. (2002). Evaluación del rendimiento en la enseñanza superior. Comparación de resultados entre alumnos procedentes de la LOGSE Y DEL COU1. Revista de Investigación Educativa, 20(2), 357-383.
Escobar, G. (2017). Calidad educativa en la zona de planificación ocho de Ecuador: Resignificación desde la investigación. Debates y escenarios en el campo educativo. 255-268. Recuperado de:
https://docs.wixstatic.com/ugd/54b18d_a0c8054eba5a4386940ed08b85f7ac22.pdf
Fajardo, F., Maestre, M., Castaño, F., León del Barco, B., & Polo del Río, M. (2017). Análisis del rendimiento académico de los alumnos de Educación Secundaria Obligatoria Según las variables familiares. Educación XX1, 20(1), 209-232, doi: 10.5944/educXX1.14475
Franco, J., & Arrubla, J. (2011). Marketing en universidades. Descripción, análisis y propuestas. XVI Congreso Internacional de Contaduría Administración e Informática.
Garbanzo, G. (2013). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios desde el nivel socioeconómico: Un estudio en la universidad de Costa Rica. Revista Electrónica Educare. 17(3), 57-87, On-line version ISSN 1409-4258 Print version ISSN 1409-4258
García, F., Juárez, S., & Salgado, L. (2018). Gestión escolar y calidad educativa. Revista Cubana Educación Superior. (2). 206-216.
Lamas, H. (2015). Sobre el rendimiento escolar. Revista Propósitos y Representaciones, 3(1), 313-386. doi: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2015.v3n1.74.
Matas, A. (2018). Diseño del formato de escalas tipo Likert: Un estado de la cuestión. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(1), 38–47.
Medina, N., Ferreira, J., & Marzol, R. (2018). Factores personales que inciden en el bajo rendimiento académico de los estudiantes de geometría. TELOS. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Universidad Privada Dr. Rafael Belloso Chacín, ISSN 1317-0570, Depósito legal pp: 199702ZU31, ISSN (e) 2343-5763, 20(1), 4–28.
Montero, E., & Villalobos, J. (2004). Factores institucionales, pedagógicos, psicosociales y sociodemográficos asociados al rendimiento académico y a la repetición estudiantil en la Universidad de Costa Rica. (Informe final proyecto 723-A0-174). San José, Costa Rica: Universidad de Costa Rica, Instituto de Investigaciones Psicológicas.
Padua, L. (2019). Factores individuales y familiares asociados al bajo rendimiento académico en estudiantes universitarios. Revista Mexicana de Investigación Educativa RMIE. 24(80), 173-195. ISSN: 14056666.
Rodríguez, A., González, M., y López, M. (2014). Fortaleciendo la educación en ambientes adversos. La apuesta educativa del Departamento de Antioquia. Revista Ra Ximhai, 10(2), 337-361, DOI: 46131266014
Rubio, M. (2014). Nuevas orientaciones y metodología para la educación a distancia. Loja, Ecuador: Universidad Técnica Particular de Loja.
Schmidt, W., Kassouf, N., Canhadas, H., Días de Carvalho, A., & Abrantes, R. (2014). Estrategias de marketing en servicios educativos. Estudio de caso en la enseñanza de idiomas.
Revista Invenio, 17(33), 37-54, doi: 87732404004.
Vara-Horna, A. (2012). Desde La Idea hasta la sustentación: Siete pasos para una tesis exitosa. Un método efectivo para las ciencias empresariales. Instituto de Investigación de la Facultad de Ciencias Administrativas y Recursos Humanos. Universidad de San Martín de Porres. Lima.
Vergara M. (2011). Funciones ejecutivas y desempeño académico en estudiantes de primer año de psicología
de la corporación universitaria Minuto de Dios, en Bello Antioquia. Tesis de maestría en neuropsicología.
Colombia. Facultad de psicología. Universidad San Buenaventura. 2011. Recuperado de http://
hdl.handle.net/10819/1219