Necessidades de qualificação de professores na EFTP da Costa Rica: primeiros resultados do Projeto CoRiVET
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.4295Palavras-chave:
Educação e Formação Profissional Técnica, qualificação de docentes, currículo, pedagogia, didática para EFTPResumo
A Educação e Formação Profissional Técnica (EFTP) na Costa Rica tem recebido muita atenção social, política e econômica devido à crescente necessidade de mão-de-obra qualificada em diferentes setores para diversificar a economia e reduzir as desigualdades sociais. O atual nível de desemprego, especialmente entre os jovens, mostra a importância da formação profissional inicial e chama a atenção não apenas para a agenda política, mas também para a constante discussão sobre a importância e o papel dos professores que formam futuros profissionais para a EFTP costarriquenha. Além disso, há uma necessidade de professores e professoras qualificadas que conheçam as características e especificidades da EFTP e possam responder com competências pedagógicas e didáticas. Este manuscrito analisa o papel e a importância da EFTP dentro e para a Costa Rica, assim como o contexto da profissão docente. Tomando como exemplo o projeto bilateral entre a Costa Rica e a Alemanha intitulado: Educação e Formação Técnica Profissional na Costa Rica (CoRiVET). Entre as principais conclusões, a formação de professores para a EFTP na Costa Rica apresenta deficiências no campo da pedagogia, didática profissional e formação de pessoas docentes como um dos desafios mais urgentes a serem resolvidos a fim de fortalecer o sistema, bem como o desenvolvimento de competências através de programas de capacitação.
Referências
Alvarez-Galván, J. (2015). OECD Reviews of Vocational Education and Training. A Skills beyond School Review of Costa Rica.
Badilla, E. (2012). La Universidad en Tránsito. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 12 (1). Doi. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v12i1.10267
Briones, G. (2002). Epistemología de las ciencias sociales: Bogotá Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior.
Castro, L.; Láscarez, D.; Porras, A. 2016. Informe del Proyecto. Análisis del Perfil de la Carrera Bachillerato en la Enseñanza de Especialidad Técnica. UTN.
Centro de Formación Pedagógica y Tecnología Educativa [CFPTE]. (2017). Diagnóstico de Necesidades de Formación y Capacitación de los docentes de los Colegios Técnicos Profesionales del Subsistema de Educación Técnica del Ministerio de Educación Pública. San José: CFPTE Universidad Técnica Nacional.
Consejo Nacional de Rectores [CONARE]. (2016). Dictamen sobre la propuesta de modificación del Bachillerato en la Enseñanza de la Especialidad Técnica de la Universidad Técnica Nacional. Oficina de planificación de la educación superior.
Frommberger, D. (2021). "CoRi VET“ – Costa Rican Vocational Education and Training [Documento interno; Proyecto de Investigación de cooperación bilateral entre Alemania y Costa Rica]. (N.o 1; p. 31). Universidad de Osnabrück & Universidad Técnica Nacional.
González, J.-E. (2018). Fenomenología y hermenéutica en la sociología contemporánea, Bogotá: Universidad Nacional de Colombia-Biblioteca Abierta
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación. (6ª ed.). McGraw-Hill / Interamericana Editores S.A. de C.V.
Knassmüller, M.; Vettori, O. (2007). Hermeneutische Verfahren. Verstehen als Forschungsansatz, in: Buber, R.; Holzmüller, H. (Hg.) (2007): Qualitative Marktforschung. Gabler. Wiesbaden.
Kurt, R.; Herbik, R. (2014). Sozialwissenschaftliche Hermeneutik und hermeneutische Wissenssoziologie, in: Baur, N.; Blasius, J. (Hg.): Handbuch Meethoden der empirischen Sozialforschung. Springer Verlag. Wiesbaden.
Lamnek, S. (2005). Qualitative Sozialforschung. Lerhbuch. Beltz Verlag. Weinheim, Basel.
Organización Mundial de la Salud (OMS). (2019). Los nombres de la enfermedad por coronavirus (COVID-19) y del virus que la causa [ONG]. https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it#:~:text=El%2011%20de%20febrero%20de%202020%2C%20la%20OMS%20anunci%C3%B3%20que,y%20la%20Agricultura%20(FAO).
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura UNESCO (s.f.) ¿Qué es la EFTP? Tomado de: https://unevoc.unesco.org/home/Que+es+la+EFTP#:~:text=La%20educaci%C3%B3n%20y%20formaci%C3%B3n%20t%C3%A9cnica,para%20el%20mundo%20del%20trabajo
Programa Estado de la Nación [PEN]. (2008). Segundo Informe Estado de la Educación. https://hdl.handle.net/20.500.12337/660
Programa Estado de la Nación [PEN]. (2011). Tercer Informe Estado de la Educación. San José: Programa Estado de la Nación
Programa Estado de la Nación. (2021). Octavo Estado de la Educación, 2021 (Octavo; p. 350). CONARE. https://estadonacion.or.cr/informes/
Ramírez Alfaro, R. (2011). El Centro de Formación Pedagógica y Tecnología Educativa. https://es.scribd.com/document/66723390/El-Centro-de-Formacion-Pedagogica-y-Tecnologia-Educativa
Rauner, F. (2006). Handbuch Berufsbildungsforschung. Bertelsmann Verlag. Bielefeld.
Rommel, I. (2021). Systematisierung international-komparativer Berufsbildungsvergleiche am Beispiel Kubas. Kritisch-analytisches Vergleichsmodell als Perspektiverweiterung internationaler Berufsbildungskooperation. Cuvillier. Göttingen
Schröer, N. (1997). Wissensoziologische Hermenutik., in: Hitzler, R.; Honer, A. (Hg.): Sozialwissenschaftliche Hermeneutik. Eine Einführung. Opladen.
Tischer, F. (2009). Erziehungswissenschaftliche Grundbegriffe und Forschungsmethoden. URL: http://www.fairtich.de/paedagogik/BGYGS_11.1%20LB%202_Hermeneutik%20und%20Empirie.pdf.
Universidad Técnica Nacional [UTN] (2018). Modelo Educativo Universidad Técnica Nacional. https://www.utn.ac.cr/sites/default/files/attachments/Modelo%20Educativo%2001-06-2018.pdf
Villarreal Valera, J. A., Rosales Almarales, y Rivera Ríos, A. R. (2018). La perspectiva hermenéutica y el sentido de la comunicación en el contexto de la sociocultura. 16(32), 85-93. https://doi.org/10.22395/angr.v16n32a5