A regulamentação do plágio nas universidades públicas costarriquenhas
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v24iEspecial.4204Palavras-chave:
ensino superior, qualidade da educação, responsabilidade moral, ética, fraude acadêmica, educaçãoResumo
É apresentada uma reflexão sobre o plágio nas universidades públicas costarriquenhas. A pesquisa consiste em uma análise do conteúdo dos documentos normativos coletados de cada uma das cinco universidades públicas da Costa Rica (Universidad de Costa Rica, Tecnológico de Costa Rica, Universidad Nacional, Universidad Estatal a Distancia e Universidad Técnica Nacional) através de uma pesquisa on-line nos sites dessas instituições. O plágio representa um problema complexo para o ensino superior que exige ações destinadas a fortalecer os processos de punição, detecção e prevenção. Do ponto de vista regulatório, as universidades estabeleceram medidas para regular várias formas de desonestidade acadêmica, incluindo o plágio acadêmico. A análise realizada mostra que, embora as universidades públicas tenham artigos sobre o assunto dentro de seus regulamentos, existem diferenças importantes relacionadas às definições, à gravidade das infrações e às sanções relacionadas. No final, o artigo propõe alguns dos desafios que as universidades enfrentam a fim de contribuir ainda mais para a prevenção do plágio.
Referências
Arce, C. (2009). Plagio y derechos de autor. El Foro, (10), 59-67. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3431255
Comas, R.; Sureda, J.; Casero A. y Morey M. (2011). La integridad académica entre el alumnado universitario español. Estudios pedagógicos, XXXVII(1), 207-225. http://revistas.uach.cl/pdf/estped/v37n1/art11.pdf
Comas, R.; Sureda, J. y Oliver, M. (2011). Prácticas de citación y plagio académico en la elaboración textual del alumnado universitario. TESI, 12(1), 359-385. https://revistas.usal.es/index.php/eks/article/view/7837/7863
Cortés, J. J. (2019). Hacia universidades libres de plagio. Un llamado a la acción participativa. Universidad Autónoma de Ciudad de Juárez. https://elibros.uacj.mx/omp/index.php/publicaciones/catalog/view/149/130/850-1
Díaz, A.; González, F. y Carmona, L. (2010). Relación del fraude académico con situaciones personales que enfrentan los estudiantes en la Facultad de Odontología de la Universidad de Cartagena (Colombia). Salud Uninorte, 26(1), 85-97. https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/salud/article/view/73
Diez-Martínez, E. (2015). Deshonestidad académica de alumnos y profesores. Su contribución en la desvinculación moral y corrupción social. Sinéctica, (44), 1-17. https://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n44/n44a14.pdf
Ochoa, L. y Cueva Lobelle, A. (2014). El plagio y su relación con los procesos de escritura académica. Forma y Función, 27(2), 95-113. https://www.redalyc.org/pdf/219/21935715003.pdf
Solano, W. y Campos, J. (2013). Percepción del personal docente de la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica respecto de la deshonestidad académica en estudiantes. Innovaciones educativas, 25(20), 1-22. https://revistas.uned.ac.cr/index.php/innovaciones/article/view/512
Soto, A. (2012). El plagio y su impacto a nivel académico y profesional. E-ciencias de la información, 2(1), 1-13. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/eciencias/article/view/1213/1276
Sureda-Negre, J.; Reynes-Vives, J. y Comas-Forgas, R. (2016). Reglamentación contra el fraude académico en las universidades españolas. Revista de Educación Superior, 45(178), 31-44. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/resu/article/view/126
Ramos, T.; Damian, E.; Inga, M.; Arias, D. y Caurcel, M. (2019). Actitudes hacia el plagio en estudiantes de Administración de Empresas de dos universidades privadas en Arequipa. Propósitos y Representaciones, 7(1), 33-58. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n1.264
Rojas, M. E. (2012). Plagio en textos académicos. Revista electrónica Educare, 16(2), 55-66. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/3930/15986
Vaamonde, J. D. y Omar, A. (2008). La deshonestidad académica como un constructo multidimensional. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, XXXVII (3-4), 7-27. https://rlee.ibero.mx/index.php/rlee/article/view/434
Vargas-Franco, A. (2019). Apropiación y plagio académico: Un estudio de caso sobre una alumna debutante en la escritura en la educación superior. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 24(1), 155-179. https://redib.org/Record/oai_articulo2845357-apropiaci%C3%B3n-y-plagio-acad%C3%A9mico-un-estudio-de-caso-sobre-una-estudiante-debutante-en-la-escritura-en-la-educaci%C3%B3n-superior
Vargas-Morúa, E. (2021). El plagio: consideraciones para su prevención. Revista Espiga, 20(41), 68-85. https://revistas.uned.ac.cr/index.php/espiga/article/view/3521
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.