Propuesta didáctica para la construcción de un proceso de intervención en Orientación Socioeducativa
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.3711Palavras-chave:
Orientação, orientação pedagógica, prática pedagógica, processo de ensino, formação, educaçãoResumo
Este ensaio apresenta uma proposta didática para a elaboração de processos de intervenção em orientação socioeducativa, considerando a experiência de ensino das autoras entre os anos 2016-2019 nos cursos OE-2041, Prática Profissional I, e OE-2045, Prática Profissional II, da carreira de Orientação, na Universidade da Costa Rica. Os programas de estudo do Ministério da Educação Pública também são considerados. É feita uma análise da razão pela qual a intervenção de orientação é processual, a partir do estabelecimento de cinco premissas básicas para intervenção. Da mesma forma, a proposta é apresentada de forma sequencial, integrando, para sua compreensão, as dimensões, etapas e objetivos de aprendizagem. Conclui-se que a proposta teóricometodológica é um recurso novo tanto para as pessoas profissionais em orientação quanto para os estudantes da disciplina, na compreensão da intervenção de orientação como um processo.
Referências
Abreu, A., Barrera, A., Breijo, T. y Bonilla, I. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los Estudios Lingüísticos: su impacto en la motivación hacia el estudio de la lengua. Revista de Educación Mendive, 16 (4), 610-623. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1462
Campos, V. y Moya, R. (2011). La formación del profesional desde una concepción personalizada del proceso de aprendizaje. Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo, 28 (3), 1-6. https://www.eumed.net/rev/ced/28/cpmr.pdf
Díaz, M., Santillana, A. y Simoni, C. (2018). La intervención socioeducativa en la formación de docentes de educación-preescolar desde la coopedagogía. Debates en Evaluación y Currículum, (3). https://posgradoeducacionuatx.org/pdf2017/E190.pdf
Escuela de Orientación y Educación Especial. (2019). Plan de Estudios de Bachillerato en Ciencias de la Educación con énfasis en Orientación. Universidad de Costa Rica.
Freire, P. (2016). Por una pedagogía de la pregunta. Crítica a una educación basada en respuestas a preguntas inexistentes. Siglo Veintiuno.
Frías, C. (2015). La Orientación como disciplina y profesión. En A., Mata (Ed.), El desarrollo Teórico de la Orientación. Un aporte de la Universidad de Costa Rica (pp. 15 – 50). Universidad de Costa Rica.
Giné, N. y Parcerisa, A. (2014). La intervención socioeducativa desde una mirada didáctica. EDETANIA. Estudios y Propuestas Socioeducativas, (45), 55-72. https://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/172
Gómez, A. y Clara, S. (2008). Proceso de Educación Comunitaria: Zonas de Contactos Interaccionales de Potencialidades Comunitaria y Orientación Educativa. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 5 (13), 30-36. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/remo/v5n13/v5n13a07.pdf
Guevara, L. (2010). La Unidad Didáctica. Un elemento de Trabajo en el Aula. Revista Digital para profesionales de la enseñanza, (7), 1-8. https://www.feandalucia.ccoo.es/docuipdf.aspx?d=6953&s=
La Rosa, C. (2014). Neurociencia y orientación en la postmodernidad. Formación y reciprocidad. Revista de Postgrado FACE-UC, 9 (16), 291-313. http://www.arje.bc.uc.edu.ve/arj16/art16.pdf
León, G. y Zúñiga, A. (2019) Mediación pedagógica y conocimiento científicos que utilizan una muestra de docentes de ciencias en noveno año de dos circuitos del sistema educativo costarricense, para el desarrollo vocacional de competencias científicas. EDUCARE, 23(2), 1-24. http://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.5
Martínez, C. y Martínez, J. (2011). La orientación en el Siglo XXI. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado, 14 (1), 253-265. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3678823
Meneses, G. (2007). El proceso de enseñanza-aprendizaje: el acto didáctico. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/8929/Elprocesodeensenanza.pdf
Ministerio de Educación Pública (MEP) (2005). Programas de Estudio Orientación. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/descargas/programas-de-estudio/orientaciondiversificada.pdf
Ministerio de Educación Pública (MEP) (2016). Política curricular. Educar para una nueva ciudadanía. https://www.mep.go.cr/educar-para-nueva-ciudadania
Ministerio de Educación Pública (MEP) (2017). Programas de Estudio de Orientación Primero, Segundo y Tercer Ciclos de la Educación General Básica y Educación Diversificada. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/programadeestudio/programas/orientacion-nuevo.pdf
Naranjo, M. L. (2011). Enfoques conductistas, cognitivos y racional emotivos. Editorial Universidad de Costa Rica.
Úcar, X. (2018). Metáforas de la intervención socioeducativa: implicaciones pedagógicas para la práctica. Revista Española de Pedagogía, (270), 209-224. https://revistadepedagogia.org/wp-content/uploads/2018/05/Metaforas-de-la-intervencion-socioeducativa.pdf
Vargas, Z. (2020). La Orientación. Una revisión histórico-metodológica. Edinexo.