Mulheres estudantes de engenharia: Uma revisão sistemática da Ibero-América

Mulheres estudantes de engenharia: Uma revisão sistemática da Ibero-América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v23i35.3571

Palavras-chave:

educação científica, estudos sobre mulheres, estudantes mulheres, mulheres na engenharia, mulheres cientistas

Resumo

Apresentamos os resultados de uma revisão sistemática com o objetivo de identificar as principais características da pesquisa sobre as mulheres estudantes de engenharia na Ibero-América, assim como o consenso alcançado. Para conseguir isso, as bases de dados Scielo, EBSCO, CONRICyT e Web of Science foram revisadas, e o resultado foi encontrado em 18 artigos que preenchiam os critérios de inclusão. Entre as descobertas mais importantes estavam um aumento da produção científica sobre o tema nos últimos anos, assim como um equilíbrio entre as abordagens quantitativas e qualitativas para estudar este tema. No aspecto teórico, a maioria dos trabalhos utiliza a teoria de gênero. Recomenda-se que a pesquisa seja realizada com populações de diferentes contextos, tais como áreas rurais, grupos étnicos,socialou de baixa renda, a fim de obter uma compreensão mais profunda e assim poder abordar o problema da sub-representação das mulheres nas engenharias.

Biografias Autor

Olga Zepeda Pérez, Universidad Autónoma de Yucatán

Estudiante de la Maestría en Investigación Educativa de la Universidad Autónoma de Yucatán, México. Ha laborado en Programas para la Igualdad de Género y tiene interés en la investigación educativa con perspectiva de género para niveles de educación básica y educación superior.

Gina Inés Villagómez Valdés, Universidad Autónoma de Yucatán

Doctora en Antropología Social, actualmente es Profesora Investigadora Titular en el Centro de Investigaciones Regionales de la Universidad Autónoma de Yucatán, México. Ha realizado investigación sobre trabajo doméstico, violencia en el noviazgo y sobre personas de la tercera edad, desde la perspectiva de género. Forma parte del Sistema Nacional de Investigadores, Nivel II.

Referências

Álvarez-Aguilar, N. T., González-Duéñez, V. P., & Castillo-Elizondo, J. A. (2019). Mujeres y Carreras de Ingeniería en la Universidad Autónoma de Nuevo León, en México: una Mirada desde las Vivencias de las Estudiantes. Formación universitaria, 12(4), 85–94. https://doi.org/10.4067/S0718-50062019000400085

Arango, L. G. (2007). Género e ingeniería: la identidad profesional en discusión. Revista Colombiana de Antropología, 42, 129–156. https://doi.org/10.22380/2539472x.1183

Arredondo, F. G., Vázquez, J. C., & Velázquez, L. M. (2019). STEM y Brecha de Género en Latinoamérica. Revista de El Colegio de San Luis, 9(18), 137. https://doi.org/10.21696/rcsl9182019947

Auerbach, A. J. J., & Andrews, T. C. (2018). Pedagogical knowledge for active-learning instruction in large undergraduate biology courses: a large-scale qualitative investigation of instructor thinking. International Journal of STEM Education, 5(1). https://doi.org/10.1186/s40594-018-0112-9

Avendaño, K. C., & Magaña, D. E. (2018). Elección de carreras universitarias en áreas de ciencia, tecnología, ingeniería y matemáticas (STEM). Revista Interamericana de Educación de Adultos, 40(2), 154–173. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457556293008

Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review. McGraw-Hill Education.

Blackburn, H. (2017). The Status of Women in STEM in Higher Education: A Review of the Literature 2007–2017. Science and Technology Libraries, 36(3), 235–273. https://doi.org/10.1080/0194262X.2017.1371658

Cantillo, V., & García, L. (2014). Gender and Other Factors Influencing the Outcome of a Test to Assess Quality of Education in Civil Engineering in Colombia. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 140(2). https://doi.org/10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000194

Centro de Investigación de la Mujer en la Alta Dirección y Movimiento STEM. (2020). Mujeres eligiendo carreras STEM. Movimiento STEM. https://www.researchgate.net/publication/341909680_Mujeres_eligiendo_carreras_STEM

Drymiotou, I., Constantinou, C. P., & Avraamidou, L. (2021). Enhancing students’ interest in science and understandings of STEM careers: the role of career-based scenarios. International Journal of Science Education, 0(0), 1–20. https://doi.org/10.1080/09500693.2021.1880664

García, P. (2002). Las carreras en Ingeniería en el marco de la globalización: una perspectiva de género. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (México), 32(3), 91–105. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27032305%0ACómo

González, R. J., Cisneros-Cohernour, E. J., & López, G. E. (2020). Pobreza, Migración Académica y Estereotipos de Género en la Educación Superior, la Ciencia y la Tecnología. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 14(2), 79–96. https://doi.org/10.4067/s0718-73782020000200079

Hernández, A. (2018). Opresión e interseccionalidad. Revista Internacional de Éticas aplicadas, 26, 275–284. https://www.dilemata.net/revista/index.php/dilemata/article/view/412000196/563

Infante-Perea, M., Román, M., & Navarro-Astor, E. (2015). An early view of the barriers to entry and career development in Building Engineering. Dyna, 82(194), 247–253. https://doi.org/10.15446/dyna.v82n194.49985

Infante-Perea, M. M., Román, M., & Traverso Cortés, J. (2011). “La educación universitaria: un factor de empleabilidad y estabilidad laboral de la mujer en el sector de la construcción. Revista Iberoamericana de Educación, 56(4), 1–11. https://doi.org/10.35362/rie5641494

Kijima, R., Yang-Yoshihara, M., & Maekawa, M. S. (2021). Using design thinking to cultivate the next generation of female STEAM thinkers. International Journal of STEM Education, 8(1), 14. https://doi.org/10.1186/s40594-021-00271-6

Kricorian, K., Seu, M., Lopez, D., Ureta, E., & Equils, O. (2020). Factors influencing participation of underrepresented students in STEM fields: matched mentors and mindsets. International Journal of STEM Education, 7(1). https://doi.org/10.1186/s40594-020-00219-2

Leaper, C., & Starr, C. R. (2019). Helping and Hindering Undergraduate Women’s STEM Motivation: Experiences With STEM Encouragement, STEM-Related Gender Bias, and Sexual Harassment. Psychology of Women Quarterly, 43(2), 1–19. https://doi.org/10.1177/0361684318806302

Lee, M. J., Collins, J. D., Harwood, S. A., Mendenhall, R., & Huntt, M. B. (2020). “If you aren’t White, Asian or Indian, you aren’t an engineer”: racial microaggressions in STEM education. International Journal of STEM Education, 7(48), 1–16. https://doi.org/10.1186/s40594-020-00241-4

Linley, J. L., Renn, K. A., & Woodford, M. R. (2018). Examining the Ecological Systems of LGTQ STEM Majors. Journal of Women and Minorities in Science and Engineering, 24(1), 1–16. https://doi.org/10.1615/jwomenminorscieneng.2017018836

López, A., & Gálvez, J. (2010). Trayectoria escolar y género en ingeniería civil, el caso de la UAEMEX. Ciencia Ergo Sum, 17(1), 89–96. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10412443012

Maltese, A. V., & Cooper, C. S. (2017). STEM Pathways: Do Men and Women Differ in Why They Enter and Exit? AERA Open, 3(3), 1–16. https://doi.org/10.1177/2332858417727276

Monsalve, L., Méndez, Y., & Villalonga, Y. (2020). Ciencia y Tecnología : la brecha de género en Europa y América Latina. Atenas.Revista Científico Pedagógica, 1(49), 135–2250. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/533

Morales, S., & Morales, O. (2020). ¿Por qué hay pocas mujeres científicas? Una revisión de literatura sobre la brecha de género en carreras STEM. aDResearch ESIC International Journal of Communication Research, 22(22), 118–133. https://doi.org/10.7263/adresic-022-06

O’Leary, E. S., Shapiro, C., Toma, S., Sayson, H. W., Levis-Fitzgerald, M., Johnson, T., & Sork, V. L. (2020). Creating inclusive classrooms by engaging STEM faculty in culturally responsive teaching workshops. International Journal of STEM Education, 7(1), 1–15. https://doi.org/10.1186/s40594-020-00230-7

Oliveira, E. R. B. de, Unbehaum, S., & Gava, T. (2019). STEM education and gender: a contribution to discussions in Brazil. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 130–159. https://doi.org/10.1590/198053145644

Oliveros, M., Cabrera, E., Benjamín, V., & Schorr, M. (2016). La motivación de las mujeres por las carreras de ingeniería y tecnología. Entreciencias: diálogos en la Sociedad del Conocimiento, 4(9), 89–96. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457645340007

Oliveros, M. A. (2019). STEAM as a tool to encourage engineering studies. Revista científica, 2(35), 158–166. https://doi.org/10.14483/23448350.14526

Oliveros, M. A. (2021). Panorama of teaching in higher education institutions under science, technology, engineering and mathematics (STEM) programs. Revista Científica, 40(1), 2–12. https://doi.org/10.14483/23448350.16764

Ortmann, C. (2015). Mujeres, ciencia y tecnología en las universidades: ¿la excepción a la regla? Revista del IICE, 0(38), 95–108. https://doi.org/10.34096/riice.n38.3465

Page, M. J., Moher, D., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J.,

Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., Mcdonald, S., … Mckenzie, J. E. (2021). PRISMA 2020 explanation and elaboration: Updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. En The BMJ (Vol. 372). BMJ Publishing Group. https://doi.org/10.1136/bmj.n160

Pardo, P., Calvet, M. D., Pons, O., & Martinez, M. C. (2016). Pioneer women in engineering studies: what can we learn from their experiences? European Journal of Engineering Education, 41(6), 678–695. https://doi.org/10.1080/03043797.2015.1121464

Preciado, F., Kral, K. K., & Álvarez, M. G. (2015). «Navegando entre dos mares»: mujeres en el contexto de la cultura de ingeniería. Revista Iberoamericana de Educación, 68, 39–58. https://doi.org/10.35362/rie680199

Rainey, K., Dancy, M., Mickelson, R., Stearns, E., & Moller, S. (2018). Race and gender differences in how sense of belonging influences decisions to major in STEM. International Journal of STEM Education, 5(1). https://doi.org/10.1186/s40594-018-0115-6

Reinking, A., & Martin, B. (2018). The gender gap in STEM fields: Theories, movements, and ideas to engage girls in STEM. Journal of New Approaches in Educational Research, 7(2), 148–153. https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.271

Santillán, J., & Guerra, J. (2015). Comparativa de Titulación por género en la Carrera de Ingeniería en Sistemas de la Escuela Superior Politécnica de Chimborazo-Ecuador. Revista Publicando, 2(4), 37–55.

Starr, C. R., Anderson, B. R., & Green, K. A. (2019). “I’m a Computer Scientist!”: Virtual Reality Experience Influences Stereotype Threat and STEM Motivation Among Undergraduate Women. Journal of Science Education and Technology, 28(5), 493–507. https://doi.org/10.1007/s10956-019-09781-z

Stevens, S., Andrade, R., & Page, M. (2016). Motivating Young Native American Students to Pursue STEM Learning Through a Culturally Relevant Science Program. Journal of Science Education and Technology, 25(6), 947–960. https://doi.org/10.1007/s10956-016-9629-1

Stewart, J., Henderson, R., Michaluk, L., Deshler, J., Fuller, E., & Rambo-Hernandez, K. (2020). Using the Social Cognitive Theory Framework to Chart Gender Differences in the Developmental Trajectory of STEM Self-Efficacy in Science and Engineering Students. Journal of Science Education and Technology, 29(6), 758–773. https://doi.org/10.1007/s10956-020-09853-5

UNESCO. (2019). Descifrar el código: La educación de las niñas y las mujeres en ciencias, tecnología, ingeniería y matemáticas (STEM). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366649?posInSet=1&queryId=d5f381da-86f6-442b-8f3b-a86a83220043

van den Hurk, A., Meelissen, M., & van Langen, A. (2019). Interventions in education to prevent STEM pipeline leakage. International Journal of Science Education, 41(2), 150–164. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1540897

Vázquez, Á., & Manassero, M. A. (2015). La elección de estudios superiores científico-técnicos: análisis de algunos factores determinantes en seis países. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias., 12(2), 264–277. https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2015.v12.i2.03

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Zepeda Pérez, O., & Villagómez Valdés, G. I. (2021). Mulheres estudantes de engenharia: Uma revisão sistemática da Ibero-América. Innovaciones Educativas, 23(35), 161–174. https://doi.org/10.22458/ie.v23i35.3571

Edição

Secção

Artigo no formato de revisões de literatura
Loading...