Construyendo una STEAM-E-WEB (Science, Technology, Engineering, Art, Mathematics-English Web)

Construyendo una STEAM-E-WEB (Science, Technology, Engineering, Art, Mathematics-English Web)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v23iEspecial.3502

Palavras-chave:

Metodologia, desenho do projeto, habilidades, inglês, STEAM

Resumo

O objetivo deste artigo é fornecer um guia para o desenvolvimento de projetos educacionais baseados na metodologia STEM/STEAM, com base na experiência do projeto STEAM-E-WEB, que também articula as habilidades de comunicação em língua inglesa. O objetivo é ser implementado com alunos da décima primeira série. A concepção do projeto STEAM-E-WEB foi baseada na análise das habilidades e competências do século XXI, ambientes de aprendizagem e estratégias didáticas que favorecem o desenvolvimento das metodologias STEM/ STEAM. A metodologia utilizada para a concepção do projeto consistiu em três etapas: definição do modelo de implementação e seleção de estratégias didáticas, avaliação do projeto como uma proposta e delimitação da proposta final do projeto. Um dos resultados mais importantes do projeto STEAM-E-WEB é que ele permite a expansão da interdisciplinaridade, pois inclui a língua inglesa dentro das áreas da metodologia STEM/STEAM, como um complemento ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Entre as principais conclusões, pode-se mencionar que os projetos concebidos sob a metodologia STEM/STEAM incentivam a participação ativa, consciente e responsável dos estudantes; constitui também uma oportunidade para professores de diferentes disciplinas interagirem em favor de um processo abrangente de ensino e aprendizagem para os envolvidos.

Biografias Autor

Silvia Saborío Taylor, Universidad Nacional, Costa Rica

Silvia Saborío-Taylor

Universidad Nacional

Heredia, Costa Rica.

silvia.saborio.taylor@una.ac.cr

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5295-9123

Marcela García Borbón, Universidad Nacional, Costa Rica

Marcela García Borbón

Universidad Nacional

Heredia, Costa Rica

marcela.garcia.borbon@una.ac.cr

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0781-0845

Referências

Almerich, G.; Díaz-García, I.; Cebrián-Cifuentes, S. y Suárez-Rodríguez, J. (2018). Estructura dimensional

de las competencias del siglo XXI en alumnado universitario de educación. RELIEVE, 24 (1):1-21.

Recuperado de http://doi.org/10.7203/relieve.24.1.12548

Cabero, J. (2012). Las redes sociales en el entramado educativo de la web 2.0. En Navas, E. (coord.), Web

0: Innovación e investigación educativa, pp. 16. Venezuela: Universidad Metropolitana.

Chaves, C.A. (2015). El aprendizaje basado en proyectos y las Tecnologías de la Información.

Revista Conexiones, 7(2):22-23. Recuperado de https://www.mep.go.cr/sites/default/

files/2revistaconexiones2015.pdf

Cifuentes, A.P. y Caplan, M. (2019). Experiencias pedagógicas de educación STEM en el ámbito formal y

rural. En Moreno, M. (Ed). Educación STEM/STEAM: Apuesta hacia la formación, impacto y proyección

de seres críticos. (27-39). Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/341539809_

Educacion_STEMSTEAM_Apuestas_hacia_la_formacion_impacto_y_proyeccion_de_seres_criticos

Cilleruelo, L. y Zubiaga, A. (2014). Una aproximación a la Educación STEAM. Prácticas educativas en

la encrucijada arte, ciencia y tecnología. En José Cruz y Maravillas Díaz (coord.) Investigar en psicodidáctica:

una realidad en auge. Jornadas de Psicodidáctica, 2014, pp. 22-38. Recuperado de

https://www.augustozubiaga.com/web/wp-content/uploads/2014/11/STEM-TO-STEAM.pdf

Collazos, C.A. y Mendoza, J. (2006). Cómo aprovechar el “aprendizaje colaborativo en el aula”. Revista

Investigación Pedagógica 9(2):61-76. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/834/83490204.

pdf

Díaz-Barriga, F. y Hernández, G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo: una interpretación

constructivista. México: McGraw Hill

Fundación Omar Dengo (2014). Competencias para el siglo XXI: guía práctica para promover su aprendizaje

y evaluación. San José: Costa Rica.

García-Varcálcel, A. y Basilotta, V. (2017). Aprendizaje basado en proyectos (A1B1P3): evaluación desde

la perspectiva de alumnos de Educación Primaria. Revista de Investigación Educativa, 35(1):113-131

Recuperado de http://dx.doi.org/10.6018/rie.35.1.246811

Leal, E. (2016). Aprendizaje Colaborativo. Recuperado de http://eduteka.icesi.edu.co/proyectos.

php/2/29805

Lopez, M.V., Córdoba C.Ml., y Soto, J.F. (2020). Educación STEM/STEAM: Modelos de implementación,

estrategias didácticas y ambientes de aprendizaje que potencian las habilidades para el siglo

XXI. Latin American Journal of Science Education, 7(1):1-16. https://www.researchgate.net/publication/

_Educacion_STEMSTEAM_Modelos_de_implementacion_estrategias_didacticas_

y_ambientes_de_aprendizaje_que_potencian_las_habilidades_para_el_siglo_XXI

López, A., Ugalde, A., Rodríguez, P., y Rico, A. (2015). La enseñanza por proyectos: una metodología

necesaria para los futuros docentes. Opción, 31 (1):395-413.

MEP. (2016). Programas de estudio de Inglés. Tercer ciclo y ciclo diversificado. San José, Costa Rica.

Pérez, R., Mercado, P., Martínez, M., Mena, E., y Partida, J. A. (2018). La sociedad del conocimiento y

la sociedad de la información como la piedra angular en la innovación tecnológica educativa.

Recuperado de Revista Iberoamericana para la investigación y el desarrollo educativo, 8(16):847 -

https://doi.org/10.23913/ride.v8i16.371

Ruiz, D. (2021). Integrando STEAM en el aula bilingüe de educación primaria. Didáctica, Innovación y

Multimedia, 39(1):1-15. Recuperado de https://raco.cat/index.php/DIM/article/view/388772

Santillán-Aguirre, J.P., Santos-Poveda, R.D., Jaramill-Moyano, E.M., y Cadena-Vaca, V. (2020). STEAM

como metodología activa en la educación superior. Revista Polo del Conocimiento, 48(5):467-492.

Recuperado de https://doi.org/10.23857/pc.v5i8.1599

Santillán, J. P., Cadena, V. del C., y Cadena, M. (2019). Educación Steam: entrada a la sociedad del conocimiento.

Ciencia Digital, 3(3.4.):212-227. Recuperado de https://doi.org/10.33262/cienciadigital.

v3i3.4.847

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Saborío Taylor, S., & García Borbón, M. (2021). Construyendo una STEAM-E-WEB (Science, Technology, Engineering, Art, Mathematics-English Web). Innovaciones Educativas, 23(Especial), 133–146. https://doi.org/10.22458/ie.v23iEspecial.3502

Edição

Secção

Artigo no formato de Sistematização da Experiência
Loading...