Análise comparativa dos resultados dos testes EGRA aplicados em uma rede de escolas Fe y Alegría, Nicarágua (2016-2018)

Análise comparativa dos resultados dos testes EGRA aplicados em uma rede de escolas Fe y Alegría, Nicarágua (2016-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v23i35.3476

Palavras-chave:

testes EGRA, compreensão de leitura, avaliação dos alunos, competências dos professores, prática pedagógica

Resumo

Este estudo foi constituído como uma reflexão pedagógica baseada nos resultados dos testes EGRA aplicados aos alunos da primeira, segunda e terceira séries o ensino fundamental no período de 2016 a 2018. A população do estudo consistiu em 5.820 testes padronizados aplicados em 18 centros educacionais atendidos por Fe y Alegría Nicarágua. Para fins de análise, foi obtida uma amostra de 4.624 testes, com um nível de confiança de 99,7% e uma margem de erro de 1%. Foi realizado um estudo misto, com um nível mínimo de integração intermédias, por meio do Projeto Integral Complementar (DICO). O estudo permitiu uma análise comparativa dos resultados obtidos nos testes aplicados aos alunos da primeira série do ensino fundamentalnos três anos do estudo(2016-2018), bem como uma análise evolutiva da primeira à terceira série no mesmo período. Por um lado, ele fornece diretrizes para determinar indicadores de medição para continuar avaliando a fluência da leitura e as habilidades de compreensão nos alunos, mas também fornece insumos para monitorar o desempenho dos professores. Isto se constituiu em uma base para atualizar a proposta para melhorar a fluência e a compreensão de leitura nos alunos da primeira à terceira série das escolas pertencentes à rede Fe y Alegría.

Biografias Autor

Everardo Víctor, Fe y Alegría Nicaragua

Everardo Víctor

Fe y Alegría Nicaragua

Managua, Nicaragua

ni.director@feyalegria.org

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7115-5750

Axel Urcuyo, Fe y Alegría Nicaragua

Axel Urcuyo

Fe y Alegría Nicaragua

Managua, Nicaragua

derechos@feyalegria.org.ni

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4325-5460

Neyda Zamora Diaz, Fe y Alegría Nicaragua

Neyda Zamora

Fe y Alegría Nicaragua

Managua, Nicaragua

investigacion@feyalegria.org.ni

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7016-9619

Referências

Ariza, C., & Vargas, L. (2017). La indagación, pretexto para fortalecer la comprensión lectora. Revista

Ciencias Humanas, 67-77.

Arráez, M., Calles, j., & Moreno, L. (2006). La hermenéutica: una actividad interpretativa. Red de Revistas

Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal, 7(2):171-181.

Castro, V. (Marzo, 2012). Si no mejora la calidad en la educación pública está en juego el futuro del

pais. Envío.

Castro, C., Cifuentes, N., Gómez, T., & Rincón, N. (2017). Implicación de la formación de la competencia

lectora: una visión desde el aula. En J. Gómez, A. Aguilar, S. Jaimes, C. Ramírez, J. Salazar, J.

Contreras, & J. Espinoza, Prácticas pedagógicas (págs. 1039-1065). Maracaibo: Astro Dasa S.A.

Castillo, M. (2015). Este estudio nos alerta: en la educación nos estamos quedando atrás. Recuperado

de http://www.envio.org.ni/articulo/4963

Fundación Zamora Teran. (2013). Promoviendo el desarrollo de la lectoescritura en Nicaragua.

Managua.

Gamboa, M. C., García, Y., & Beltrán, M. (2013). Estrategias pedagógicas y didácticas para el desarrollo

de las inteligencias múltiples y el aprendizaje autónomo. UNAD, 12(1): 101-128.

Jarquin, L. (21 de Enero de 2014). Y usted,¿cuántas palabras lee por minuto? El Nuevo Diario. Tomado

de: https://www.elnuevodiario.com.ni/especiales/308373-usted-cuantas-palabras-lee-minuto/.

Jímenez, J. (2009). Manual para la evaluación inicial de la lectura en niños de educación primaria. Islas

canarias: RTI International.

Marin, F., Niebles, M., Sarmiento, M., & Valbuena, S. (2017). Mediación de las tecnologías de la

información en la comprensión lectora para la resolución de problemas aritméticos de enunciado

verbal. Espacios.

Molina, D. (2014). El método Fonico Analítico-sintético orientado a la enseanza del código alfabético de

los niños del segundo año de educación general básica de la escuela “Ambato de los Angeles” de

la Parroquia Izamba del Cantón Ambato Provincia de Tungurahua. Ambata, Ecuador: Univerisdad

Técnica de Ambata.

Narvarte, M. (2008). Lectoescritura: aprendizaje integral. España: Talleres gráficos Peñalara S.A.

Universia. 28 de diciembre de 2020. https://www.universia.net/cl/actualidad/orientacion-academica/

cual-es-el-significado-de-ser-autodidacta.html (último acceso: 30 de julio de 2021).

Villalobos, L. R. (2017). Enfoques y diseños de investigación social. San José: Universidad Estatal a

Distancia.

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Víctor, E., Urcuyo, A., & Zamora Diaz, N. (2021). Análise comparativa dos resultados dos testes EGRA aplicados em uma rede de escolas Fe y Alegría, Nicarágua (2016-2018). Innovaciones Educativas, 23(35), 18–34. https://doi.org/10.22458/ie.v23i35.3476
Loading...