Gestão e/ou liderança educacional em tempos de pandemia

Gestão e/ou liderança educacional em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v22i33.3349

Palavras-chave:

Planejamento educacional, emergência sanitária, nova normalidade, pós-pandemia, liderança

Resumo

A situação de emergência no mundo, veio para questionar as políticas públicas Como voltar à escola? Como será o retorno a uma nova “normalidade”? Os diretores tiveram que começar a trabalhar com professores e alunos que estavam em casa e de suas casas, acompanhando seus planos, definindo problemasa fim de buscar soluções e, sobretudo, redefinindo a construção de políticas intersetoriais. Esta é uma experiência que obviamente não deve ser perdida. Devemos planejar avaliando como sustentar e manter a proximidade durante e após a pandemia. Planejamento para o retorno daqueles que eventualmente foram deixados fora do sistema. Garantir a incorporação de tecnologias na comunidade educacional, com a participação de professores e famílias. O planejamento é necessário. Mas também é necessário considerar se o fazemos à luz da experiência ou simplesmente replanejamos para uma suposta “nomalidade”. 

Biografia Autor

Gladys Kochen, Investigadora independiente

 

 Gladys Kochen 

Investigadora independiente

Buenos Aires, Argentina 

glakochen@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0403-0170 

Experta en Educación. y si quieren agregar algo más sería: Ex coordinadora de Formación del IIPE UNESCO (2012 - octubre 2020),;Coordinadora Nacional de Inclusión Educativa del Ministerio de Educación de la Nación Argentina (2003-2009) ;: Gerenta de la Fundación YPF en Educación y Comunidad (2009.-2012) ; ex Coordinadora del Programa ZAP (Zonas de Acción Prioritaria (1996 -2003).

Referências

Dussel, I. (2020). La clase en pantuflas. En Dussel, I., Ferrante, P. y Pulfer, D. (comp.) (2020). Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: UNIPE: Editorial Universitaria, 2020. Recuperado de: https://editorial.unipe.edu.ar/colecciones/politicas-educativas/pensar-la-educaci%C3%B3n-en-tiempos-de-pandemia-entre-la-emergencia,-el-compromiso-y-la-espera-detail

Martin, J. (2020). Coronavirus. Franceso Tonucci: Hablamos mucho de los niños, pero poco con los niños. RTVE. Recuperado de: https://www.rtve.es/noticias/20200829/entrevista-pedagogo-investigador-italiano-francesco-tonucci/2041015.shtml

Mattus, C. (1987). Política, Planificación y Gobierno. Buenos Aires: Organización Panamericana de la Salud. Recuperado de: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL001185.pdf

Seibt, S. (2020). ¿Cómo se enriquecieron los millonarios del mundo durante la pandemia? France 24. Recuperado de: https://www.france24.com/es/20201008-enriquecimiento-millonarios-pandemia

UNESCO (2020). La educación en América Latina y el Caribe ante la COVID-19. Recuperado de: https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/covid-19-education-alc

UNESCO (2020). Serie: “Los equipos de conducción frente al Covid-19: claves para acompañar y orientar a los docentes, las familias y los estudiantes en contextos de emergencia”. Recuperado de: https://www.unicef.org/argentina/publicaciones-y-datos/serie-conduccion-covid

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Kochen, G. (2020). Gestão e/ou liderança educacional em tempos de pandemia. Innovaciones Educativas, 22(33), 9–14. https://doi.org/10.22458/ie.v22i33.3349
Loading...