Ambivalência e teto de vidro nas universidades: uma abordagem a partir dos relatos biográficos das professoras
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v20i29.2252Palavras-chave:
Condição da mulher, direitos da mulher, discriminação, mulher docente, educação universitária, feminismoResumo
O artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de pesquisa realizado em uma universidade
costarriquenha sobre a condição das professoras universitárias. Como parte do estudo, foram elaboradas
narrações biográficas de cinco docentes universitárias que atingiram o nível de catedráticas nas
quais foram detectados, elementos comuns relacionados à ambivalência e as barreiras invisíveis que
as professoras enfrentam na hora de ascender na carreira docente. A ambivalência é agudizada pelo
casamento e a maternidade limitando o desenvolvimento acadêmico das professoras.
Referências
Bolívar, A.; Domingo, J. & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación.
Madrid: La Muralla.
Buquet, A. (2014). Género y educación superior: una mirada desde América Latina. Ponencia presentada
en el Seminario Internacional Calidad de la educación superior y género en América Latina. 18 al 20
de junio de 2014, Quito, Ecuador. Organizado por FLACSO-Sede Ecuador.
Castro, C. y Paredes, M. C. (2014). ‘Habitus’ cultural y violencia simbólica en las relaciones de género en la
academia. Caso de estudio: Universidad de Cuenca–Ecuador. Ponencia presentada en el Seminario
Internacional Calidad de la educación superior y género en América Latina. 18 al 20 de junio de
, Quito, Ecuador. Organizado por FLACSO-Sede Ecuador.
Chávez, R. (2009). La transversalidad del género entre la profesión y la familia. Una experiencia vivida. en
Género y trabajo en las universidades. Coordinadoras María Antonia Chávez Gutiérrez, María Rita
Chávez Gutiérrez, Ericka Ramírez Diez, María Elena Cruz Muñoz, Gabriela Karina Cervantes Fuentes.
Clarke, M. (2011). Advancing women’s careers through leadership development programs. Employee
Relations, 33, 498-515. doi:10.1108/01425451111153871
Cook, A., & Glass, C. (2014). Women and top leadership positions: Towards an institutionalanalysis.
Gender, Work & Organization, 21, 91-103. doi:10.1111/gwao.12018
Cooper, J. (2014). ¿Por qué la meritocracia traiciona a las mujeres académicas en las instituciones de educación
superior? Análisis y propuestas. Ponencia presentada en el Seminario Internacional Calidad
de la educación superior y género en América Latina. 18 al 20 de junio de 2014, Quito, Ecuador.
Organizado por FLACSO-Sede Ecuador.
De Garay, A. & del Valle-Díaz-Muñoz, G. (2012). Una mirada a la presencia de las mujeres en la educación
superior en México. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 6(3). 3-30.
Eagly, A. H., & Karau, S. J. (2002). Role congruity theory of prejudice toward female leaders. Psychological
Review, 109, 573-598. doi:10.1037/0033-295X.109.3.573
Flecha, C. (2003). La mirada de las mujeres al mundo académico. Revista argentina de sociología. 1(1).
-43.
Flores, A. Soto, S. & Espejel, A. (2013). Entre “la casa y la ciencia”: mujeres científicas en Tlaxcala, México.
Revista Perspectivas sociales/ social Perspectives. 15 (2). 69-102.
Friedan, B. (1963). The feminine mystique. New York: Norton.
Fuchs, C., Sauté, R. Oglensky, B. & Gever, M. (1995). Glass Ceilings and Open Doors: Women’s Advancement
in theLegal Profession, 64 Fordham L. Rev. 291. Recuperado de: http://ir.lawnet.fordham.edu/flr/
vol64/iss2/2
Hoyt, C. L. (2010). Women, men, and leadership: Exploring the gender gap at the top. Social & Personality
Psychology Compass, 4, 484-498. doi:10.1111/j.1751-9004.2010.00274.x
Jackson, J. F., & O’Callaghan, E. M. (2009). What do we know about glass ceiling effects?A taxonomy
and critical review to inform higher education research. Research in Higher Education, 50, 460-482.
doi:10.1007/s11162-009-9128-9
Martínez, S. (2012). Ser o no ser: tensión entre familia, subjetividad femenina y trabajo académico en
Chile: un análisis desde la psicología feminista. La ventana. Revista de estudios de género. 4 (35). 133-
Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/pdf/laven/v4n35/v4n35a6.pdf
Moncayo, B. & Zuluaga, D. (2014). Liderazgo y género: barreras de mujeres directivas en la academia.
Pensamiento y gestión, 39, pp. 142-176.
Lagarde, M. (1992). Género e Identidades. Metodología de Trabajo con Mujeres. Ecuador: UNDETEC y
UNICEF.
Lagarde, M. (2000). Autoestima y Género: Claves feministas para la autoestima
de las mujeres. Cuadernos inacabados. 39. Recuperado de https://mega.
nz/#!MrJ1HT6I!wTu6r4V-jW5xfCVwPBrcS4xJNdLVxI4oWXHAz3n7Awo
Lozano, I. Iglesias, M. & Martínez, M.A. (2014). Las oportunidades de las académicas en el desarrollo profesional
docente universitario: un estudio cualitativo. Educación XXI, 17(1). 159-182.
Palomar, C. (2009). Maternidad y mundo académico. Alteridades. 19(38), 55-73.
Silva, B., Rodríguez, A. & Flores, R. (2009). Desgaste profesional y aspectos psicosociales del trabajo
académico en la población femenina. en Género y trabajo en las universidades. Coordinadoras
María Antonia Chávez Gutiérrez, María Rita Chávez Gutiérrez, Ericka Ramírez Diez, María Elena Cruz
Muñoz, Gabriela Karina Cervantes Fuentes.
Tomàs, M., Durán, M., Guillamón, C. & Lavié, J. M. (2008). Profesoras universitaria y cargos de gestión.
Recuperado de https://publicaciones.unirioja.es/ojs-2.4.2/index.php/contextos/article/view/598
Tomàs, M., Castro, D. & Durán, M. (2011). Aproximación a un modelo de análisis de la visibilidad en la
Universidad desde la perspectiva de género. Bordón 64(1), 141-155.
Tomàs, M., Ion, G. & Bernabeu, M. D. (2013). Ser o no ser visible en la universidad. Un estudio sobre las
profesoras de Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. (21), 189-211.
Valcárcel, A. (2012). La política de las mujeres. 5ta edición. Madrid: ediciones cátedra.
Vicente, G. (2003). Mujeres en el mundo académico español. Thémata. Revista de filosofía. 31.173-185.