Estratégias de ensino utilizadas para mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: percepção dos alunos da Prática Profissional Pré-escolar da UNED, Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v26i41.5034Palavras-chave:
Aprendizagem, Aprendizagem Online, Ensino superior , estudante universitário, profissão docenteResumo
As mudanças provocadas pela crise sanitária da COVID-19 causou adaptações na forma de mediação pedagógica, para que os estudantes pudessem continuar virtualmente. É assim que surge a preocupação de investigar se as estratégias utilizadas pelos docentes para a mediação pedagógica facilitam vínculos pedagógicos no processo de Prática Profissional Pré-escolar da Universidade Estadual a Distância (UNED) mediada a partir da virtualidade. A investigação foi desenvolvida sob um enfoque qualitativo; para obtenção das informações, foram aplicados questionários autoaplicáveis e diários de aprendizagem à população estudantil e docente da Prática. Os resultados mostram que as estratégias utilizadas neste processo de formação promovem o vínculo pedagógico e estão diretamente relacionadas com a forma de mediar, especificamente, com a intencionalidade do processo de formação inicial na Prática; nesse sentido, o resultado mais significativo mostra que em ambientes onde existem vínculos pedagógicos, a pessoa docente vê o estudante como sujeito ativo, proporciona espaços para que ele encontre sua própria voz, para que haja transcendência entre os estudantes e o objeto de aprendizagem, reconhece a pessoa estudante como sujeito em um contexto social e gera uma relação baseada no respeito e reconhecimento do outro.
Referências
Aguado, J. y Duque, A. (2019). Características del vínculo pedagógico y su influencia en el aprendizaje del arte. Revista Oblicua, 13, 67-77. https://www.fadp.edu.co/wp-content/uploads/2019/12/4_compressed.pdf
Aranda-Vega, E., Martín, A. y Corral-Carrillo, M. (2020). Diarios de clase: estrategia para desarrollar el pensamiento reflexivo de profesores. Educación y Educadores, 23, 243-266.
Castillo, I. y Castillo, R. (2016). Mediación pedagógica para la primera infancia. Reflexiones desde el sentir y el pensar. EUNED.
Calderón, Y. y Ulate, R. (2020). Caracterización social de la evaluación de los aprendizajes apoyada en entornos virtuales (autonomía, aprender a aprender y competencias), en la Escuela de Ciencias Exactas y Naturales (UNED). Revista Ensayos Pedagógicos, 15(1), 211-233. https://doi.org/10.15359/rep.15-1.11
Campos, J., Ruiz, W., Miranda, M., Salas, S., Cascante, J. y Bejarano, M. (2020). Técnicas de investigación en línea: recomendaciones y herramientas. Centro de Investigaciones en Educación, Universidad Estatal a Distancia. https://investiga.uned.ac.cr/cined/publicaciones/
Espinoza, E. y Ricaldi, M. (2018). El tutor en los entornos virtuales de aprendizaje. Universidad y Sociedad, 10(1), 201-210. http://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus
Flórez, R., Arias, N., Castro, J. y Rojas, L. (2016). Cognición, aprendizaje y mediaciones: un horizonte conceptual. En D. Prada (Ed.), Aprendizaje, cognición y mediaciones en la escuela (35-73). IDEP. https://descubridor.idep.edu.co/Record/ir-001-119
Gutiérrez, P. y Prieto, F. (1999). La mediación pedagógica. Apuntes para una educación a distancia alternativa (6ª ed.) Ciccus - La Crujía.
Hernández - Sampieri, R. y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
Jara-Vaca, F., Chávez-Guevara, J., Villa-Escudero, I., & Novillo-Novillo, J. (2021). Rol del docente para la educación virtual en tiempos de pandemia: Retos y oportunidades. Polo del Conocimiento, 6(11), 30-45. doi: https://doi.org/10.23857/pc.v6i11.3248
Landazábal, D. (s.f.). Mediación en entornos virtuales de aprendizaje. Análisis de las estrategias metacognoscitivas y de las herramientas comunicacionales. Repositorio de la Universidad de Guadalajara. http://biblioteca.udgvirtual.udg.mx/jspui/handle/123456789/997
López-Ocampo, M. A. (2019). Estrategias de mediación tecnológica para promover el aprendizaje autónomo de los estudiantes universitarios. Fondo Editorial Universidad Católica Luis Amigó. https://www.funlam.edu.co/uploads/fondoeditorial/465_Estrategias_de_mediacion_tecnologica.pdf
Martínez-Maldonado, P., y Armengol, C., y Muñoz, J. (2019). Interacciones en el aula desde prácticas pedagógicas efectivas. REXE. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 18(36),55-74. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243158860003
Mendoza, L. (2020). Lo que la pandemia nos enseñó sobre la educación a distancia. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 50(Núm. Esp.), 343-352. https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.119
Programa de Apoyo Curricular y Evaluación de los Aprendizajes. (2023,). Glosario de términos curriculares para la Universidad Estatal a Distancia. UNED. https://www.uned.ac.cr/docencia/images/PACE/publicaciones/GLOSARIO_PACE_21-06-2023_compressed.pdf
Sánchez, H. y García, L. (2019). Interacción y comunicación en entornos virtuales. Claves para el aprendizaje a distancia en estudios de postgrado. Educación Superior, 18(28). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7395440
Sánchez M., Martínez A., Torres R., Agüero M., Hernández A., Benavides M., Jaimes C. y Redón V. (2020). Retos educativos durante la pandemia de COVID-19: una encuesta a profesores de la UNAM. Revista Digital Universitaria, 1-23. https://www.revista.unam.mx/wp-content/uploads/AOP.pdf
Ugalde, D. y Ruiz, W. (2021). Mediación pedagógica: clave para potenciar el aprendizaje autónomo desde los materiales escritos. En Campos Céspedes, J. Cascante Ramírez, J. y Ruiz Chaves, W. Actividades de mediación pedagógica para el aprendizaje autónomo: oportunidades para innovar en la planificación del proceso educativo. Ministerio de Educación Pública. https://investiga.uned.ac.cr/cined/wp-content/uploads/sites/9/2021/05/Aprendizaje-Autonomo-VL.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.