O metaverso como tecnologia disruptiva à disposição da metodologia de ensino nas Instituições de Ensino Superior

O metaverso como tecnologia disruptiva à disposição da metodologia de ensino nas Instituições de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v25iEspecial.4819

Palavras-chave:

Metaverso, Blockchain, Ensino superior , Mudança tecnológica, Tecnologia avançada

Resumo

O metaverso é uma tecnologia emergente que busca transformar como empresas, instituições e pessoas interagem em nível global, mas esta iniciativa está em processo de consolidação e a cada dia ganha mais adeptos devido à sua inovação. Essa tecnologia embasada na evolução da internet: da web 1.0 focada em hiperlinks, à web 2.0 que prioriza as redes sociais e agora a web 3.0 ou internet 3.0, que foca na análise de dados para criar um ambiente mais inteligente e personalizado. Desta forma, através da tecnologia blockchain e NFTs, os quais possuem uma relação estreita com o metaverso, pois permitem a criação, posse, controle e monetização dos conteúdos neste entorno digital. O metaverso é um universo virtual paralelo ao físico, acessível mediante a realidade virtual e aumentada. Isto permite a interação em ambientes 3D com avatares, melhorando a experiência atual. Grandes empresas desenvolvem aplicativos para a educação, a economia e a sociedade. Ainda que sua implementação em Instituições de Ensino Superior enfrente desafios em termos de conhecimento, investimento e recursos, algumas universidades de prestígio estão explorando a sua utilização. O metaverso pode superar barreiras geográficas, promovendo a interação global síncrona. Porém, suscita preocupações em relação à saúde mental, pois não existem estudos específicos que compreendam completamente os seus efeitos.  Sumarizando, o metaverso é uma tecnologia emergente que promete revolucionar as interações virtuais. Empresas e universidades do mundo inteiro estão a explorá-lo, apresentando desafios, mas também novas possibilidades em múltiplos campos, capazes de transformar a forma como vivemos e trabalhamos.

Biografias Autor

Danny De La O - Miranda, Universidad Estatal a Distancia

Maestría en Gestión de la Calidad en la Educación Superior. Licenciado, Bachiller y Diplomado en Administración de Empresas con énfasis en Dirección de Empresas. Labora en el Programa de Autoevaluación Académica de la UNED desde el 2008 y en el 2016 en el Instituto de Gestión de la Calidad Académica, actualmente se desempeña como Asesor en autoevaluación, acreditación y mejoramiento de las carreras de grado y posgrado de la UNED, coeditor de la revista CAES del 2010 al 2014 y editor de la revista CAES del 2014 a la actualidad. Cuenta con gran experiencia en el tema de gestión de la calidad académica por medio de los procesos de autoevaluación llevados a cabo en las diversas escuelas de la UNED, y en participaciones en cursos, charlas, talleres y diversas comisiones nacionales en la temática. 

Alexander Cortés - Campos, Universidad Estatal a Distancia

Máster en Antropología por la Universidad de Costa Rica (UCR), Licenciado en Administración Educativa por la Universidad Estatal a Distancia (UNED), Licenciado en Teología y Educación con énfasis en Enseñanza de la Religión y egresado de la Licenciatura en Filosofía por la Universidad Nacional (UNA). Actualmente se desempeña como profesor de la Maestría en Derechos Humanos y asesor de los procesos de gestión de la calidad académica de las carreras de grado y posgrado de la UNED.    

Referências

Ball, M. (2022). El metaverso. Y cómo lo revolucionará todo. Ediciones DEUSTO.

Barráez, D. P. (2022). Metaversos en el Contexto de la Educación Virtual. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 13(1), 11-19.

Bit2me Academy. (2018, 4 de junio). ¿Qué es Bitcoin (BTC)?. https://academy.bit2me.com/que-es-bitcoin-btc-criptomoneda/

Bit2me Academy. (2021, 26 de noviembre). ¿Qué es el metaverso?. https://academy.bit2me.com/que-es-el-metaverso/

Binance Academy. (2022). La Historia de Blockchain. https://academy.binance.com/es/articles/history-of-blockchain

Botello, F. O., Sosa, C. D. L. C., y de Luna Caballero, R. (2021). Consideraciones pedagógicas y tecnológicas para la enseñanza y aprendizaje en línea en Educación Superior derivados de la pandemia por COVID-19. Revista Electrónica sobre Tecnología, Educación y Sociedad, 8(16).

Clegg, N. (2022). El metaverso abre nuevas oportunidades para América Latina. https://about.fb.com/ltam/news/2022/06/el-metaverso-abre-nuevas-oportunidades-para-america-latina/

Distrito Metaverso. (2023). Meta y VictoryXR crearán 10 universidades en el metaverso. https://distritoxr.com/meta-y-victoryxr-crearan-10-universidades-en-el-metaverso/

El mundo. (2022). Qué es el metaverso y cómo funciona. https://www.elmundo.es/como/2022/09/29/6335658ee4d4d8cf168b45ce.html

Fernández, Y. (2022). Qué es el Metaverso, qué posibilidades ofrece y cuándo será real. En Xataka Basics. https://www.xataka.com/basics/que-metaverso-que-posibilidades-ofrece-cuando-sera-real

Flores, A. (2023). El Metaverso en la educación. La escuela inmersiva. Revista Digital de ACTA. https://www.acta.es/medios/articulos/formacion_y_educacion/147001.pdf

Fundación Innovación Bankinter. (2022). Cuatro sectores que Web3 cambiará para siempre. https://www.fundacionbankinter.org/noticias/cuatro-sectores-que-web3-cambiara-para-siempre/?_adin=02021864894

Gonzales, Y. M., Napoleón, L., y Pérez, A. J. (2023). Metaverso y educación: un espacio complejo para la próxima revolución educacional. Metaverse Basic and Applied Research, 2 (56), 1-10.

Guana. J., Arteaga. Y.A., Chiluisa. M., y Begnini. L.F. (2022). Evolución de las Tecnologías de la Información y Comunicación en la Educación. En Third International Conference on Information Systems and Software Technologies (ICI2ST). https://www-scopus-com.cidreb.uned.ac.cr/record/display.uri?eid=2-s2.0-85151394248&origin=resultslist&sort=plfdt-f&listId=myDocList&listTypeValue=Docs&src=s&imp=t&sid=233eb46cbf6045403916cd7adad095ef&sot=ml&sdt=ml&sl=0&relpos=0&citeCnt=0&searchTerm=

Lenis, A. (2022). Metaverse: qué es el Metaverso, cómo funciona y para qué sirve. HubSpot. https://blog.hubspot.es/marketing/que-es-metaverse

López-Belmonte, J., Pozo-Sánchez, S., Moreno-Guerrero, A.J., y Lampropoulos, G. (2023). Metaverse in education: a systematic review. Revista de Educación a Distancia (RED), 23(73), 1-25. https://doi.org/10.6018/red.511421

Martínez, M. (2023). ¿Cómo podría afectar el metaverso a nuestra salud mental? bloglenovo. https://www.bloglenovo.es/metaverso-salud-mental/

Monzón, N. S., Almeida, R. R., Gálvez, S. A. H. y Labra, D. (2022). Salud mental y usos de la tecnología en el contexto universitario. Una revisión de la literatura. Publicaciones: Facultad de Educación y Humanidades del Campus de Melilla, 52(3), 191-228.

Plain Concepts. (2022). Web 3.0: La nueva revolución de Internet. https://www.plainconcepts.com/es/que-es-web-3/

PlayGround. (2018, 30 de marzo). Qué es "Blockchain" en 5 minutos [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Yn8WGaO__ak&t=10s

Roca, C. (2023). ¿Qué es la blockchain? Descubre la revolución que plantea la cadena de bloques. https://www.thepowermba.com/es/blog/que-es-la-blockchain

Sáez, J. (2022). Qué es Blockchain y cómo funciona la tecnología Blockchain. https://www.iebschool.com/blog/blockchain-cadena-bloques-revoluciona-sector-financiero-finanzas/

Sandoval, A. M. y Tabash, F. (2021). Realidad virtual como apoyo innovador en la educación a distancia. Revista Innovaciones Educativa, 23(Número Especia), 120-132.

VictoryXR. (2021a, 1 de diciembre). Experience Your College Campus in VR - VictoryXR Can Build Your Digital Twin Metaversity [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=7BzO_o3wcZw&t=4s

VictoryXR. (2021b, 3 de agosto). Fisk University's 5G-Powered VR Cadaver Lab In Collaboration with VictoryXR, HTC Vive & T-Mobile [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=VF6BhJDeWtg&t=1s

Publicado

2023-12-01

Como Citar

De La O - Miranda, D., & Cortés - Campos, A. (2023). O metaverso como tecnologia disruptiva à disposição da metodologia de ensino nas Instituições de Ensino Superior. Innovaciones Educativas, 25(Especial), 78–87. https://doi.org/10.22458/ie.v25iEspecial.4819
Loading...