Gestão curricular e administrativa das modalidades e ofertas de ensino médio na Costa Rica

Gestão curricular e administrativa das modalidades e ofertas de ensino médio na Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v26i40.4766

Palavras-chave:

Gestão curricular, Educação, Desigualdade, Modalidades, Oferta educativa, Sistema educativo

Resumo

No sistema educacional da Costa Rica, observa-se um aumento nas opções para o ensino médio; contudo, a diversidade de ofertas e modalidades disponíveis carece de clareza. Neste manuscrito, trabalhamos com diretores de centros educativos, supervisores de circuitos educativos e funcionários administrativos dos escritórios centrais do Ministério da Educação Pública (MEP) da Costa Rica para responder às seguintes questões de pesquisa: Quais os critérios para a mudança ou abertura de modalidades e ofertas educativas no ensino secundário na Costa Rica? Quais os caminhos administrativos e de gestão curricular para aprovação de vagas ou alterações de modalidades e ofertas? e finalmente, como pode ser descrito o processo de gestão de mudanças ou abertura de modalidades ou ofertas do MEP? Foi utilizada uma metodologia descritiva/exploratória, além de entrevistas e de um análise documental. Verificou-se que a partir da gestão curricular e administrativa não existe uma classificação clara destas propostas educacionais nem um percurso único para os processos de abertura, mudança e encerramento destas opções educativas. A gestão administrativa e curricular é complexa, pois envolve diferentes instâncias do MEP, entre as quais nem sempre há coordenação. Existem diversas rotas para a criação, alteração e encerramento de modalidades e ofertas educativas, e o aspecto orçamentário desempenha um papel crucial na aprovação. Essas constatações são discutidas à luz do direito das pessoas a uma educação de qualidade e ao seu pleno desenvolvimento educacional e profissional.

Biografias Autor

L. Diego Conejo, Universidad Nacional de Costa Rica

 

 

Cecilia Dobles Trejos, Universidad Nacional de Costa Rica

Antropóloga social. Actualmente es profesora e investigadora del Centro de Investigación y Docencia en Educación (CIDE) de la Universidad Nacional en Costa Rica, sus funciones como académica se concentran en las áreas de investigación y acción social en educación inclusiva. Además ha sido profesora de la Escuela de Antropología de la Universidad de Costa Rica.

Referências

Acón-Monge, A. (2016). Colegios públicos con bachillerato internacional en Costa Rica. Logros, buenas prácticas y desafíos (estudio exploratorio). En Ponencia para el Sexto Informe del Estado de la Educación. CONARE. https://repositorio.conare.ac.cr/handle/20.500.12337/694

Barrón-Tirado, C., y Rodríguez del Castillo, L. (2017). El currículum de educación secundaria en Costa Rica: Logros y retos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(72), 89 -108.

Centro de Investigación en Docencia y Educación. (2022). Proyecto Perfiles, dinámicas y desafíos de la educación costarricense: Factores socioeducativos y dinámicas de inclusión-exclusión en la oferta de Educación Media del Ministerio de Educación Pública [Informe Final]. Universidad Nacional de Costa Rica.

Céspedes, M. A., Barrantes, M. A., Esquivel, M. G., Vega, M. T. M., Moran, J. R. Q., y Pacheco, S. V. (2012). Análisis de la Gestión de la Oferta Educativa del Tercer Ciclo de la Educación General Básica Abierta en la Dirección Regional de Educación de Occidente. Gestión de la educación, 1–32. https://doi.org/10.15517/rge.v2i1.8507

Conejo, L. D., y Dobles, C. (2022). Colegios Rurales en Costa Rica: Huellas de la Desigualdad Educativa. En E. Di Piero, M. Causa, y P. Santucci (Eds.), Educación secundaria, desigualdad, pandemia y horizontes pospandemia (pp. 69–87). Puntoaparte. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.5503/pm.5503.pdf

Gómez, V. M. (2005). Modalidades de educación secundaria y formación de actitudes y disposiciones frente al conocimiento en Colombia. Revista Colombiana de Sociología, 25, 25–42.

Hernández-Sampieri, R., y Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw-Hill Interamericana.

Jiménez-Asenjo, W., y Gaete Astica, M. (2013). Estudio de la exclusión educativa y abandono en la enseñanza secundaria en algunas instituciones públicas de Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 17(1), 105–128.

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica (MEP). (2017). Compendio de la ofertas y servicios del Sistema Educativo Costarricense. Dirección de Planificación Institucional, MEP.

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica (MEP). (2018). Manual de Procedimientos Apertura, Cambios de Modalidad y Cierre de Centros Educativos. Dirección Planificación Institucional, MEP. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/manual-procedimientos-apertura-cambios-modalidad-cierre-2018.pdf

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica (MEP). (2023). Organigrama del MEP. https://devmep.mep.go.cr/transparencia-institucional/informacion-institucional/organigrama

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica (MEP). (2021). Programa Nacional de Innovación Educativa del MEP cumplió 15 años de existencia. MEP - Dirección Regional de Educación Alajuela. Dirección Regional de Alajuela. https://www.drea.co.cr/innovaciones-educativas/programa-nacional-de-innovaci%C3%B3n-educativa-del-mep-cumpli%C3%B3-15-a%C3%B1os-de

Naciones Unidas. (2023). Objetivo 4: Educación de calidad. Recuperado el 4 de diciembre de 2023 de https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/

Navarrete-Cazales, Z. (2023). Políticas para la educación secundaria en Costa Rica: Una revisión de las reformas. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 37, 122-145. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i37.2849

Programa Estado de la Nación. (2017). Sexto Informe Estado de la Educación. Consejo Nacional de Rectores. https://repositorio.conare.ac.cr/handle/20.500.12337/665

Programa Estado de la Nación. (2021). Octavo Informe Estado de la educación. Consejo Nacional de Rectores. https://estadonacion.or.cr/wp-content/uploads/2021/09/Lanzamiento_ee.pdf

Rodríguez, G. (2020). Informe Unidad Supervisora del Fideicomiso de la ley N° 9124. MEP. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/inf-81-grs-fideicomiso-2017-2020.pdf

Rosabal-Vitoria, S., y Quirós-Sánchez, G. (2023). Génesis y evolución de las modalidades y ofertas educativas en la educación media del Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. Innovaciones Educativas, 25(38), 58-76. https://doi.org/10.22458/ie.v25i38.4448

Segura-Castillo, M., y Villalta-Guillén, W. (2014). Percepciones y creencias de las personas coordinadoras de los liceos rurales de Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 18(2), 19–37.

Tenti-Fanfani, E. (2008). Dimensiones de la exclusión educativa y políticas de inclusión. Revista Colombiana de Educación, 54, 61-73. https://doi.org/10.17227/01203916.54rce60.73

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Conejo, L. D., & Dobles Trejos, C. (2024). Gestão curricular e administrativa das modalidades e ofertas de ensino médio na Costa Rica. Innovaciones Educativas, 26(40), 89–107. https://doi.org/10.22458/ie.v26i40.4766
Loading...