Programação Neurolinguística e sua influência nas habilidades intrapessoais e no desempenho acadêmico dos estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i38.4458Palavras-chave:
pedagogia, aprendizagem, interação social, mudança de atitude, qualidade da educação, processo cognitivo, estratégia de ensinoResumo
A experiência analisa a Programação Neurolinguística (PNL) como uma estratégia de comunicação que melhora os pontos fortes internos dos estudantes e melhora suas habilidades intrapessoais, o que tem um efeito positivo em seu processo de aprendizagem e desempenho acadêmico em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA). A população para este estudo é constituída pelas pessoas estudantes da Cátedra de Marketing ECA-UNED matriculados durante o terceiro quadrimestre de 2021. Assim, é realizada uma abordagem de pesquisa quantitativa com um desenho experimental e correlacional. Além disso, os alunos selecionam a resposta com o nível mais alto da escala Likert para os indicadores que medem as habilidades intrapessoais do grupo experimental, obtendo uma porcentagem maior na média deste, em comparação com o grupo de controle, o que mostra uma diferença significativa a favor do grupo experimental que foi submetido às técnicas de PNL. Em virtude dos resultados, conclui-se que a Programação Neurolinguística tem um efeito positivo sobre as habilidades intrapessoais das pessoas estudantes, em indicadores como automotivação, auto desempenho, autorregulação, autocontrole, entre outros, sendo também uma excelente estratégia de comunicação para trabalhar colaborativamente na interação com facilitadores e discentes a partir da EVA.
Referências
Acosta, E. (2018). Programación Neurolingüística y su efecto en la toma de decisiones. Instituto Tecnológico de Orizaba.
Alavez, F. (2016). Estilos de aprendizaje: PNL en Nova Universitas. Perspectivas docentes, (60), 5-14.
Bisquerra, R. y Hernández, S. (2017). Psicología positiva, educación emocional y el programa aulas felices. Papeles del psicólogo, 38(1), 58-65.
Burbano, C. (2016). Módulo de aprendizaje basado en Programación Neuro Lingüística (PNL) para el fortalecimiento de las capacidades profesionales de los estudiantes de octavo nivel de la Facultad de Ciencias Sociales y Comunicación de la Universidad Internacional del Ecuador [Tesis de Pregrado]. UIDE.
Campozano, A. y Chávez, S. (2017). Las estrategias de programación neurolingüística (PNL) en la calidad de aprendizaje [Tesis de Pregrado]. Universidad de Guayaquil.
Chiquillo, D. (2019). La Programación Neurolingüística como recurso didáctico en el aula virtual. Pensamiento undécimo, 1(1).
Díaz, A. y Luna, A. (2014). Metodología de la investigación educativa. Ediciones Díaz de Santos.
Douat, G. (2017). PNL Programación neurolingüística. Editorial de Vecchi.
García, M. y Suárez, C. (2019). Estado de la investigación sobre la colaboración en Entornos Virtuales de Aprendizaje. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 56, 169-191.
García, M. y Suárez, C. (2019). Estado de la investigación sobre la colaboración en Entornos Virtuales de Aprendizaje. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 56, 169-191.
Granizo, G. (2015). Estrategias Pedagógicas de Programación Neurolingüística y su relación con la enseñanza de Lengua y Literatura en los sextos y séptimos años de las Escuelas de la Parroquia Augusto Martínez del Cantón Ambato en el año 2013 [Tesis de maestría]. Universidad Católica del Ecuador.
Hernández, R.; Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
Macancela, P.; García, M. y Vélez, E. (2018). Programación Neurolingüística (PNL) en el salón de clases. En Memorias del cuarto Congreso Internacional de Ciencias Pedagógicas de Ecuador: La formación y superación del docente: “desafíos para el cambio de la educación en el siglo XXI”, 1575-1587. Instituto Superior Tecnológico Bolivariano.
Pérez, B.; González, K. y Polo, Y. (2018). Perfil sociodemográfico y económico de estudiantes universitarios. Revista Búsqueda, 5(20), 48-62. https://doi.org/10.21892/01239813.391
Rodríguez, B. y Castillo, C. (2019). Entornos Virtuales de Aprendizaje: posibilidades y retos en el ámbito universitario. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.
Rojas, V. y Calle, R. (2019). Programación neurolingüística en la generación de redes afectivas para la resolución de conflictos en espacios pedagógicos. Universidad Ciencia y Tecnología, 2(2), 5-10.
Roy, I.; Rivas, R.; Pérez, M. y Palacios, L. (2019). Correlación: no toda correlación implica causalidad. Revista Alergia México, 66(3), 354-360.
Villalobos, L. (2019). Enfoques y diseños de investigación social: cuantitativos, cualitativos y mixtos. EUNED.
Viloria, H. y González, J. (2019). Uso de las herramientas comunicativas en los Entornos Virtuales de Aprendizaje. Chasqui: Revista Latinoamericana de Comunicación, (140), 367-384.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.