Dialogando com Freire: Sobre o Espaço Pedagógico e Outras Reflexões Compartilhadas

Dialogando com Freire: Sobre o Espaço Pedagógico e Outras Reflexões Compartilhadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.3963

Palavras-chave:

Educação, Atitude do professor, Ambiente educativo, Filosofia da educação, Relação entre escola e comunidad, Paulo Freire

Resumo

O ensaio enfatiza algumas reflexões de Paulo Freire baseadas na análise da “educação como prática de liberdade” à luz de três de suas obras, uma teórica, uma abordagem empírica e outra de síntese. Enfatiza as discussões sobre a condição de opressão que é enquadrada nos processos educativos, ao mesmo tempo em que investiga a perspectiva metodológica do autor sobre o espaço pedagógico e as possibilidades que têm para superar a relação opressor-oprimido a partir de uma proposta de problematização situada a partir de vozes sem discriminação incluídas nos processos educativos do mundo sociopolítico.

Biografias Autor

Juan Antonio Gutiérrez Slon, Universidad Estatal a Distancia

Juan Antonio Gutiérrez Slon

Universidad Estatal a Distancia

Heredia, Costa Rica

jgutierrez@uned.ac.cr

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8135-3390

Bryan Vargas Vargas, Universidad Estatal a Distancia

Bryan Roberto Vargas Vargas

Universidad Estatal a Distancia

Heredia, Costa Rica

bvargas@uned.ac.cr

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1324-4421

Referências

Consejo Nacional de Política Pública de la Persona Joven. (2013). Segunda encuesta nacional de juventudes: informe de principales resultados. Fondo de Población de las Naciones Unidas. https://costarica.unfpa.org/sites/default/files/pub-pdf/II_Encuesta_Nal_de_Juventudes_Resultados_Principales.pdf

Escobar Guerrero, M. (2007). Las cuatro etapas de Paulo Freire en sus cinco pedagogías: del oprimido, de la esperanza, de la autonomía, de la indignación y de la tolerancia. EccoS Revista Científica, 9(1),199-219. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71590112

Freire, P. (1968 [2005]). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI Editores.

Freire, P. (1973 [1984]). ¿Extensión o comunicación? La concientización en el medio rural. Montevideo: Siglo XXI Editores.

Freire, P. (1996 [2008]). Pedagogía de la autonomía. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.

Gerhardt, H. (2007). Leer a Paulo Freire. Revista Interamericana de Educación de Adultos, 29, 165-170. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457545100015

Instituto Nacional de Estadística y Censos de Costa Rica. (2019). Encuesta Nacional de Hogares. https://www.inec.cr/encuestas/encuesta-nacional-de-hogares

Marín, C., Rodríguez, L., Moreno, S. y Rubano, M. (2007). Paulo Freire: una pedagogía desde América Latina. Ciencia, Docencia y Tecnología, XVIII (34),129-171. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14503404

Nayive Angulo, L. y León, A. (2005). Perspectiva crítica de Paulo Freire y su contribución a la teoría del currículo. Educere, 9(29),159-164. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35602903

Ovelar Pereyra, N. (2008). Paulo Freire: gusto por la libertad y pasión por la justicia. Educere, 12(40),177-187. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35604022

Polo Blanco, J. (2018). La educación como herramienta de combate: de Sócrates a Paulo Freire. Areté, 30(1), 163-188. https://dx.doi.org/10.18800/arete.201801.008

Puiggrós, A. (2019). El pensamiento de Paulo Freire en tiempo presente. Conferencia de inauguración de la Cátedra Libre Paulo Freire de la UNLP, 23 de mayo de 2019, FaHCE, Ensenada. Archivos de Ciencias de la Educación, 13(16). http://portal.amelica.org/ameli/journal/109/109828014/

Santos, M. (2008). Ideas filosóficas que fundamentan la pedagogía de Paulo Freire. Revista Iberoamericana de Educación 46. DOI:10.35362/rie460721

Torres, R. (2007). Los múltiples Paulos Freire. Revista Interamericana de Educación de Adultos, 29 ( ),119-124. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=457545100006

Tovar-Bohórquez, J. (2015). Pedagogía del oprimido: escrito dirigido al opresor. Pensamiento y Cultura, 18(1),155-173. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70142406002

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Gutiérrez Slon, J. A., & Vargas Vargas, B. (2022). Dialogando com Freire: Sobre o Espaço Pedagógico e Outras Reflexões Compartilhadas. Innovaciones Educativas, 24(37), 231–243. https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.3963
Loading...