Procedimentos para a sistematização de teses de compreensão de texto: experiência em Villa Clara, Cuba
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.3676Palavras-chave:
Compreensão, Ensino da leitura, Formação de professores, Pesquisa pedagógica, EducaçãoResumo
Este estudo explora o papel da universidade como um cenário para a produção e ressignificação de conhecimentos, sistematizando os resultados de pesquisas pedagógicas anteriores. O objetivo deste trabalho foi estruturar um procedimento para a sistematização dos resultados científicos sobre a compreensão de textos na disciplina Idioma Espanhol no nível primário na província de Villa Clara (Cuba), focalizando os fundamentos teórico-didáticos como um insumo para a melhoria das práticas de ensino da leitura. Foi aplicada uma metodologia qualitativa na qual foram estabelecidos critérios para a inclusão da pesquisa e sua posterior sistematização. Para este fim foram utilizados métodos teóricos como: analítico-sintético, indutivo-dedutivo, transição do abstrato para o concreto, abordagem sistêmica e sistematização. O método empírico fundamental foi a análise de documentos, apoiado em técnicas de análise de conteúdo e procedimentos matemáticos como o agrupamento e o registro de dados com base na meta-análise dos documentos da amostra. Os resultados mostram a estruturação de um procedimento resultante da reflexão, ressignificação e integração que se converte em uma nova experiência científica. Entretanto, a contribuição essencial está na interpretação e no contraste crítico das teorias, que em sua base contribui para a possibilidade de transferência das boas práticas pedagógicas de compreensão de texto obtidas pelo corpo docente no cenário do Mestrado em Ciências da Educação (menção no Ensino Fundamental) na província de Villa Clara (Cuba).
Referências
Banco Mundial e Instituto de Estadística de la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (4 de julio de 2019). Banco Mundial e Instituto de Estadística de la UNESCO unen esfuerzos para ayudar a los países a medir el aprendizaje de estudiantes. New York: Estados Unidos. Grupo Banco Mundial. Recuperado de https://www.bancomundial.org/es/news/press-release/2019/07/03/world-bank-unesco-institute-for-statistics-join-forces-to-help-countries-measure-student-learning
Calzadilla-Pérez, O.O. y Ponce, S.A. (2013). Concepción de la sistematización como resultado científico. Luz, 12(3), 14-26. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/611
Calzadilla-Pérez, O. O., Martínez, C., y Ortiz, I. (2015). La transferencia de resultados científicos en la formación del profesional de la educación primaria. Luz, 14(1), 52-64. Recuperado de https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/684
Calzadilla-Pérez, O. O., Montes de Oca, Y. y Arriagada, C. R. (2021). Valoración crítica de la Disciplina Principal Integradora del Plan de Estudio “E” en la carrera Licenciatura en Educación Primaria. Luz, 20(2), 32-47. Recuperado de
https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1108
De Armas, N. (2014a). La sistematización de resultados de investigaciones sobre una temática específica. Propuesta de una metodología. Varela, 14(37), 1-9. Recuperado de http://revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/247
De Armas, N. (2014b). El proceso de sistematización y su aplicación en la construcción del marco teórico de la investigación. Varela, 14(37), 1-12. Recuperado de
http://www.revistavarela.uclv.edu.cu/index.php/rv/article/view/241
De Armas, N. y Valle, L.A. (2011). Los resultados científicos en la investigación educativa. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Esteban, A. (2017). Estado actual de la comprensión lectora en Educación Primaria. Fuentes, 19 (1), 15-38. Recuperado de https://idus.us.es/handle/11441/72881.
García, J., Mederos, M., Pérez, E., Ramos, M. y Portal, A. (2011). Proyecto modelo teórico-metodológico para la sistematización de los resultados científicos del aprendizaje escolar de la educación primaria en la provincia de Villa Clara. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Félix Varela”, Vila Clara. Cuba.
Ghiso, A. M. (2008). La sistematización en contextos formativos universitarios. Revista Magisterio, 33, 76-79. Recuperado de
https://www.academia.edu/download/7978904/articulo_funlam.pdf
Gutiérrez, D. (2008). Hablemos sobre sistematización de experiencias. Apuntes sobre Metodología de la investigación, (8), 5-13. Recuperado de
https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2543154.pdf
Hoyos, A. y Gallego, T. (2017). Desarrollo de habilidades de comprensión lectora en niños y niñas de la básica primaria. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 51, 23-45. Recuperado de http://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/841/1359
Jara, O. (1994). Para sistematizar experiencias: una propuesta teórica y práctica. ¿Cómo sistematizar? Una propuesta en cinco tiempos. ALFORJA. Recuperado de
Leonard, F. (2015). Una panorámica del concepto sistematización de resultados científicos. EduSol, 15(53), 89-104. Recuperado de
https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5678398.pdf
Mena, M., Keeling, M. K. y Pérez, L. (2019). Sistematización científica pedagógica de la contribución de los educadores desde la producción intelectual. Atenas, 1(45), 129-144. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/451
Ministerio de Educación Superior de Cuba. (2016). Modelo del Profesional: carrera Licenciatura en Educación Primaria, Plan de Estudio “E”. Comisión Nacional de Carrera.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017). Declaración de Incheon y Marco de Acción para la
realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002456/245656s.pdf
Ramos, J.M. y Vidal, R. (2016). ¿Cómo realizar la sistematización de la práctica educativa? Docencia e Investigación, (26), 1-75. Recuperado de
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6235837
Rico, P. Castillo, S., García, M., Martín-Viaña, V. y Santos, E.S. (2008). Modelo de la escuela primaria. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Rodríguez, M. (2006). La sistematización como resultado científico de la investigación educativa. ¿Sistematizar la sistematización? Centro de Estudios Educacionales de la Universidad Pedagógica Enrique José Varona, La Habana.
Yanes, B.I. (2014). Sistematización de los resultados científicos de las tesis de maestría en Educación Preescolar de la Provincia de Ciego de Ávila (Tesis doctoral). Universidad de Ciencias Pedagógicas Manuel Ascunce Domenech, Ciego de Ávila, Cuba.
Zabala, D. y Quintero, S. (2017). Modelos de gestión para la transferencia de los conocimientos en instituciones de Educación Superior. Revista Ciencias Estratégicas, 25(38), 441-456. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/1513/151354939011.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.