Desafios da pandemia para a equidade no acesso à formação inicial de professores: estudo de caso na Universidad Pedagógica Veracruzana
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v24i36.3665Palavras-chave:
Acesso à educação, ensino superior, estudante universitário, formação profissional superior, política educacionalResumo
O confinamento social derivado da pandemia da COVID-19 causou problemas mundiais na educação, no ano escolar de 2020-2021. Diante desta nova normalidade, foram encontrados dilemas nas instituições de ensino superior para promover a equidade no acesso à educação universitária. Este artigo visa descrever as ações de políticas públicas educacionais implementadas na Universidade Pedagógica Veracruzana (UPV) - mediante um estudo de caso -, para tratar da equidade no acesso à formação inicial de professores para o ano escolar 2020-2021. Com base em uma metodologia quantitativa e utilizando várias fontes de evidência, foi analisado um banco de dados de 2.260 registros, além de pesquisas documentais retrospectivas. Os resultados mais relevantes deste estudo concentram-se em dois elementos: a análise pré-decisão de uma política pública educacional implementada para abordar a promoção da equidade no acesso à educação superior; ou seja, mostra o problema público, as opções possíveis para resolvê-lo, o processo de tomada de decisão através de uma estratégia acadêmica e sua aplicação; além disso, descreve os candidatos e os resultados de suas realizações no processo. Em conclusão, é identificado um caso de sucesso promovendo a realização de candidatos universitários motivando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação com relevância do ponto de vista acadêmico e social, o que permite procurar outros caminhos na pesquisa educacional, com uma visão prospectiva na equidade do ensino superior.
Referências
Alcántara, A. (2020). Educación superior y COVID-19: una perspectiva comparada. En H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia: una visión académica (pp. 75-82). Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.
Aguilar, L. F. (2004). Recepción y desarrollo de la disciplina de Política Pública en México. Un estudio introductorio. Sociológica, 19(54),15-37. ISSN: 0187-0173. Obtenido de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3050/305026633001
Aguilar, L. (2014). La hechura de las Políticas. México: Miguel Ángel Porrúa.
Baena, G. (2015). Planeación prospectiva estratégica. Teorías, metodologías y buenas prácticas en América Latina. México: Universidad Nacional Autónoma de México.
Brighouse, H., & Swift, A. (2006). Equality, Priority, and Positional Goods. Ethics, 116(3): 471–497. https://doi.org/10.1086/500524
Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior. (2021). Nivel Superior EXANI II - Ceneval. (2020, octubre 28). Obtenido de: https://ceneval.edu.mx/examenes-ingreso-exani_ii/
Dye, R. (2005). Understanding Public Policy. (12th ed.), New Jersey, EE.UU.: Prentice Hall.
Espinoza, O., González, L. y Latorre, C. (2009). Un modelo de equidad para la educación superior: Análisis de su aplicación al caso chileno. Revista de la educación superior, 38(150):97-111. Obtenido de: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602009000200006&lng=es&tlng=es.
Gaceta Oficial del Estado. (30 de septiembre de 1980). Decreto. Creación de la Universidad Pedagógica Veracruzana. Obtenido de: https://www.sev.gob.mx/upv/2011/11/15/decretos/
Gobierno del Estado de Veracruz (2018). La sociedad de Veracruz en cifras: Segundo Informe de Gobierno 2017-2018. Obtenido de: http://repositorio.veracruz.gob.mx/wp-content/uploads/sites/4/files/transp/informes_2016_2018/segundo_informe/Tomo4.pdf
Ibarra, A. (19 de marzo de 2019). Reforma Educativa 2019: los cambios. Educación Futura. Obtenido de https://www.educacionfutura.org/reforma-educativa-2019-los-cambios/
Lemaitre, M.J. (2005). Equidad en la educación superior: un concepto complejo. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 3(2),70-79. Obtenido de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=551/55103206
Martínez C., P. C. (2006). El método de estudio de caso: estrategia metodológica de la investigación científica. Pensamiento & Gestión, (20):165-193. ISSN: 1657-6276. Obtenido de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64602005
McCowan , T. (2016). Un marco conceptual sobre la equidad en el acceso a la educación superior. En Equidad en la educación superior: Desafíos y proyecciones en la experiencia comparada (1.ª ed.). Santiago: Ediciones El Desconcierto.cl.
Miklos, R. T. y Tello, M. E. (2015). Planeación prospectiva: una estrategia para el diseño del futuro. México: LIMUSA S.A. de C.V.
Parsons, W. (2007). Políticas públicas: una introducción a la teoría y la práctica del análisis de políticas públicas. México: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales.
Rawls, J. (2002). La justicia como equidad. Barcelona: Paidós.
Reimers, F., y McGinn, N. (2000). Diálogo informado: El uso de la investigación para conformar la política educativa. EE. UU.: Centro de Estudios Educativos - Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina.
Sánchez, J. (2020). Universidades aceptan a jóvenes sin aplicar examen de admisión. La Jornada. Obtenido de: https://www.jornada.com.mx/2020/07/19/politica/007n1pol
Secretaría de Educación de Veracruz (2020). Programa Emergente de Oferta Educativa. Obtenido de: https://semsys.sev.gob.mx/PEOE/PE.html
Silva, M. (2014). Equidad en la educación superior mexicana: el reto persistente. Universidades, (59):23-35. ISSN: 0041-8935. Obtenido de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=373/37332547004
Universidad Pedagógica Veracruzana (2020). Directorio de Centros Regionales. https://www.sev.gob.mx/upv/directorio-de-centros-regionales-de-estudio/
Universidad Pedagógica Veracruzana (2020a). Presentación “Exploración de herramientas básicas para el ingreso a la formación docente”. Documento inédito de trabajo.
Universidad Pedagógica Veracruzana (2020b). Taller de exploración de herramientas básicas para el ingreso a la formación docente. Documento inédito de trabajo.
Universidad Pedagógica Veracruzana (2020c). Guía para el diseño del producto integrador, construyendo el ensayo argumentativo. Documento inédito de trabajo.
UNESCO (1998). Conferencia Mundial sobre la Educación Superior en el siglo XXI: Visión y acción: La Educación superior en el siglo XXI, visión y acción: informe final. Francia: UNESCO. Obtenido de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116345_spa
Umaña-Mata, A. (2020). Educación Superior en Tiempos de COVID-19: oportunidades y retos de la educación a distancia. Innovaciones Educativas, 22 (Especial):36-49. https://doi.org/10.22458/ie.v22iEspecial.3199
Valencia, O. (2021). Hacia una lectura caórdica de las políticas públicas y acciones institucionales. En: Soto O., J. y Hernández F. É, Miradas de la Investigación Social y Educativa. Aportes desde la formación, las políticas y la disciplina (pp.90-106), Xalapa, Veracruz: Universidad de Xalapa.
Valenti., G. y Flores Ll. U. (2009). Ciencias sociales y políticas públicas. Revista mexicana de sociología, 71(spe):167-191. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-25032009000500007&lng=es&tlng=pt.
Velasco, J. M., Peredo, P., Fuentes, F., González, G., y López, M. (2016). Horizonte educativo. Hacia una pedagogía de la autoorganización. México, Vereacruz: Universidad Pedagógica Veracruzana.
Villarreal, E. C. (2010). Políticas públicas. En Villareal V. H., & Martínez, V. H. (Pre)textos para el análisis político. Disciplinas, reglas y procesos. México: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales.
Zorrilla F., M y Villa L., L. (2003) Políticas educativas: Educación básica. Educación media superior. México: Consejo Mexicano de Investigación Educativa