Proposta curricular para o fortalecimento de habilidades para a vida dos estudantes o ensino médio

Proposta curricular para o fortalecimento de habilidades para a vida dos estudantes o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v22i33.3002

Palavras-chave:

habilidades para a vida, matemáticas, espanhol, desenho curricular, educação média

Resumo

Tendo em vista a necessidade de oferecer uma proposta que facilite ferramentas para melhorar as habilidades quantitativas e comunicativas nos estudantes do ensino médio de áreas costeiras e fronteiriças na Costa Rica, o artigo descreve o processo de pesquisa realizado propondo um curricular interdisciplinar para o fortalecimento de habilidades comunicativas e quantitativas, baseado na abordagem das Habilidades para a Vida da Organização Mundial da Saúde, que apoia a proposta das unidades didáticas. O desenvolvimento da proposta é baseado em uma metodologia de pesquisa-ação, na qual professores de matemática e espanhol em formação são envolvidos no planejamento das unidades através de oficinas. Posteriormente, as unidades são aplicadas com estudantes do ensino médio e o processo é avaliado através de diários de bordo, e entrevistas realizadas com os professores que estão facilitando as unidades. A partir da análise dos resultados, são apresentados os fundamentos, o processo de aplicação, às características e habilidades desenvolvidas na proposta. Finalmente, conclui-se que a proposta oferece uma metodologia de planejamento colaborativo que permite aos professores inovar em suas práticas, oferecendo unidades adaptadas ao contexto. 

Biografias Autor

Annia Espeleta-Sibaja, Universidad de Costa Rica

Annia Espeleta Sibaja 

Universidad de Costa Rica

San José, Costa Rica 

annia.espeleta@ucr.ac.cr 

 https://orcid.org/0000-0002-0741-0577 

Marisela Valverde-García, Universidad de Costa Rica

Marisela Valverde García 

Universidad de Costa Rica

San José, Costa Rica 

marisela.valverdegarcia@ucr.ac.cr 

 https://orcid.org/0000-0002-7126-7699 

Referências

Carmona, T. (9 de noviembre del 2014). UCR prepara colegiales para preparar proyecto de vida. Semanario Universidad. Recuperado de: https://historico.semanariouniversidad.com/universitarias/ucr-prepara-a-colegiales-para-emprender-proyecto-de-vida/

Galeano, M. (2004). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Medellín, Bogotá: Fondo Editorial, Universidad EAFIT.

Gallego, J. (2007). Cine y habilidades para la vida. Recuperado de: http://www.aragon.es/estaticos/GobiernoAragon/Departamentos/SaludConsumo/Profesionales/13_SaludPublica/04_Publicaciones/Cine%20y%20habilidades%20para%20la%20vida.pdf

Gimeno, J. (2010). Saberes e incertidumbres sobre el currículum. Madrid, España: Ediciones Morata Instituto de Desarrollo Rural. (2016). Consejo Territorial de Desarrollo Rural Nandayure-Hojancha-Nicoya. Recuperado de: https://www.inder.go.cr/nahoni/PDRT-Nandayure-Hojancha-Nicoya.pdf

Instituto de Investigación en Educación . (2011). Costa Rica: Indicadores de Educación y de Contexto. Recuperado de: http://www.inec.go.cr/sites/default/files/documentos/educacion/estadisticas/resultados/reeducaccenso2011-10.pdf.pdf

Latorre, A. (2005). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona, España: Editorial Graó.

Linuesa, M. (2010). Diseñar el currículum. Prever y representar la acción. En G. Sacristán. (Ed.), Saberes e incertidumbres del currículum (269-271). Madrid, España: Ediciones Morata

Mantilla, L. (2001). Habilidades para la vida. Bogotá, Colombia: Ministerio de Salud Recuperado de http://www.feyalegria.org/images/acrobat/72979810510810510097100101115_849.pdf

Melero, J. (setiembre 2010). Habilidades para la vida: un modelo para educar con sentido. Seminario de la Red Aragonesa de Escuelas Promotoras de Salud. Seminario llevado a cabo en Bilbao, España Recuperado de: http://www.habilidadesparaadolescentes.com/archivos/2010_Un_modelo_para_educar.pdf

Organización Mundial de la Salud. (1993). Enseñanza en los colegios de las habilidades para vivir. Recuperado de: http://centroderecursos.alboan.org/ebooks/0000/0148/Ense%C3%B1anza_en_los_colegios_de_las_habilidades_para_la_vida.pdf

Organización Panamericana de la Salud. (2001). Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Recuperado de: https://convivencia.files.wordpress.com/2008/11/habilidades2001oms65p.pdf

Pérez, M. (2000). Conocer el currículum para asesorar en centros. Málaga: Ediciones ALJIBE

Prado Durán, W. (2014). Fortalecimiento de habilidades de razonamiento cuantitativo que promuevan la solución de situaciones del entorno social y académico del estudiantado mediante la utilización de heurísticos (tesis de maestría). Universidad de Costa Rica: San José, Costa Rica.

Programa Estado de la Nación. (2015). Quinto Informe Estado de la Educación. San José: Programa Estado de la Nación.

Programa Estado de la Nación. (2017). Sexto Informe Estado de la Educación. San José: Programa Estado de la Nación.

Rodríguez, S. (2014). El fortalecimiento de las habilidades comunicativas: la expresión escrita y la comprensión lectora en el estudiantado de décimo y undécimo años de zonas costeras y fronterizas (tesis de maestría). Universidad de Costa Rica: San José, Costa Rica.

Shunk, D. (2012). Teorías del Aprendizaje. México: Pearson. Recuperado de: http://www.visam.edu.mx/archivos/_LIBRO%206xta_Edicion_TEORIAS_DEL_APRENDIZAJE%20-%20DALE%20H%20SCHUNK.pdf

Vega, A. (2014). Caracterización territorio Sarapiquí. Oficina Subregional La Virgen Recuperado de: http://www.inder.go.cr/territorios_inder/region_huetar_norte/caracterizaciones/Caracterizacion%20Territorio%20Sarapiqui.pdf

Zabalza, M. (1997). Diseño y desarrollo curricular. Madrid, España: Narcea S.A. Ediciones Recuperado de: http://biblio3.url.edu.gt/Libros/2011/dis_des.pdf

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Espeleta-Sibaja, A., & Valverde-García, M. (2020). Proposta curricular para o fortalecimento de habilidades para a vida dos estudantes o ensino médio. Innovaciones Educativas, 22(33), 75–87. https://doi.org/10.22458/ie.v22i33.3002
Loading...