Avaliação da pesquisa formativa no ensino superior on-line e a distância na América Latina e no Caribe
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i39.4857Palavras-chave:
Avaliação, educação a distância, pesquisa formativa, modelos de avaliação, educaçãoResumo
A formação em pesquisa é fundamental para a qualidade do ensino superior. É a partir dessa concepção que a pesquisa formativa é inerente aos currículos de formação profissional nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo, assim, para os objetivos da própria atividade docente, e oferecendo aos alunos a possibilidade de adquirir um conjunto de habilidades e competências de pesquisa que visam promover o desenvolvimento do conhecimento teórico no exercício da atividade acadêmica. A pesquisa formativa, por ser um processo não aprimorado, também deve ser muito clara quanto aos padrões que permitem demonstrar que os alunos efetivamente desenvolveram conhecimentos e habilidades de pesquisa; sob esse preceito, os sistemas de avaliação da região consideram em sua estrutura um conjunto de aspectos a serem avaliados que permitem demonstrar o desenvolvimento da pesquisa formativa nas instituições de ensino superior. Este editorial científico analisa sistematicamente os modelos de avaliação da educação a distância e on-line em nível regional, desenvolvidos e colocados em prática pelas agências de avaliação e credenciamento, e, com base nesse conjunto de dimensões, características, fatores, padrões e indicadores, determina, por meio de uma análise comparativa, como é realizada a avaliação da pesquisa formativa na educação superior a distância na América Latina e no Caribe.
Referências
Alvitres, C. V y otros. (2014). La investigación formativa y la acreditación universitaria peruana. Revista de Investigación Científica, 11(2), 37-48.
ANEAES. (2018). Mecanismo de Evaluación y Acreditación de Carreras de Grado. http://www.aneaes.gov.py/v2/application/files/8915/3297/2613/Mecanismo_de_Evaluacion_de_Carreras_de_Grado.pdf
Aranda Aranda, A. (2019). La investigación formativa y el emprendimiento e innovación en el currículo de carreras universitarias. Revista Universidad, Ciencia y Tecnología, 23(91),25-32.
Arévalo Reátegui, J. (2020). Investigación formativa para mejorar la calidad educativa en la Universidad Intercultural de la Amazonía [Tesis de Maestría]. Universidad César Vallejo.
Barreno-Freire, S, Borja-Naranjo, G. y Jaramillo-Jaramillo, C. (2019). Los rediseños curriculares en las carreras: un diálogo abierto en la Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación. Revista Cátedra, 2(3), 104-124.
CACES. (2021). Actualización del “Modelo Definitivo para la Evaluación del Entorno de Aprendizaje de la Carrera de Derecho”. https://www.caces.gob.ec/wp-content/uploads/Documents/EVALUACI%C3%93N%20DE%20CARRERAS%20DE%20DERECHO/Modelo_Derecho_Presencial_y_Semipresencial.pdf
CNA. (2021). Criterios y Estándares de Calidad para la Acreditación Institucional del Subsistema Universitario. https://www.cnachile.cl/noticias/SiteAssets/Paginas/Forms/AllItems/CyE%20INSTITUCIONAL%20SUBSISTEMA%20UNIVERSITARIO.pdf
CNA. (2021). Lineamientos y aspectos por evaluar para la acreditación en alta calidad de programas académicos. https://www.cna.gov.co/1779/articles-404750_norma.pdf
Criado Dávila, Y. (2014). Análisis comparativo de los criterios de evaluación del factor investigación docente, con fines de acreditación, en la carrera profesional de educación en Perú y Colombia [Tesis de maestría]. DOI:10.13140/RG.2.2.35059.55842
Espinoza Freire, E. E. (2020). La investigación formativa. Una reflexión teórica. Revista Conrado, 16(74), 45-53.
Flores Flores, H. (2022). La investigación formativa como estrategia didáctica para el fortalecimiento del aprendizaje en estudiantes universitarios. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, No. 2, Art. 67.
Londoño Salazar, J. E. (2011). La investigación formativa en entornos virtuales. Revista Virtual. Universidad Católica del Norte, (34), 1-7.
Machaca Escobar, C. (2020). La investigación Formativa en la Universidad Nacional Altiplano de Puno. Revista de Derecho de la Universidad Nacional del Altiplano de Puno, 5 (1), 238-247.
Martínez, E., Fonseca, R. y Tapia, H. (2019). Implementación de Rediseños Curriculares Universitarios en Educación, una Tarea Compleja. Revista Formación Universitaria, 12(3). http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062019000300055
Restrepo Gómez, B. (2003). Investigación Formativa e investigación productiva de conocimiento en la universidad. Nómadas (Col), (18), 195-202.
Rojas Granada, C. y Aguirre, S. (2015). La Formación Investigativa en la Educación Superior en América Latina y el Caribe: Una Aproximación a su Estado del Arte. Revista Eleuthera, vol. 12, enero-junio, 197-222.
Sánchez Salazar, T. R., Mayorga Sánchez, H. T., Medina León, A. y Ricardo Cabrera, H. (2022). Modelo conceptual de gestión de la calidad desde el diseño curricular. Revista Universidad y Sociedad, 14(3), 11-21.
Serna, E. (2018). La Investigación Formativa en la Educación Presencial, Virtual y a Distancia en Era Digital (pp. 46-56). Simposio Argentino sobre Tecnología y Sociedad.
Sevillano, M. L. y Vázquez-Cano, E. (2015). Modelos de investigación en contextos ubicuos y móviles en Educación Superior. Educatio Siglo XXI, 33(2), 329-332.
Vallés Rapp, C. y otros. (2011). La Evaluación Formativa en Docencia Universitaria. Resultados globales de 41 estudios de casos. Revista de docencia universitaria, 9(1), Enero-Abril 2011.
Velandia-Mesa, C. y otros. (2017). La investigación formativa en ambientes ubicuos y virtuales en educación superior. Revista Comunicar. https://doi.org/10.3916/C51-2017-01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.