Políticas e práticas inclusivas nas escolas: um estudo de sua implementação e relacionamento a partir de uma perspectiva gerencial
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i39.4662Palavras-chave:
Política educacional, gestão educacional, administradores educacionais, integração escolar, instituições educacionaisResumo
No contexto atual, espera-se que os centros educacionais sejam espaços de organização colaborativa que promovam a educação inclusiva, implementando iniciativas e estratégias derivadas da gestão educacional. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar o estabelecimento de políticas e práticas inclusivas nos centros educacionais da Costa Rica a partir da perspectiva dos gestores. A pesquisa foi realizada com uma metodologia quantitativa, com um desenho ex post facto e transversal. Além disso, a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line aplicado a uma amostra probabilística simples de 146 gerentes. Os resultados mostram que a gestão implementada nas escolas considera, em certa medida, a aplicação de políticas e práticas inclusivas. Além disso, há uma correlação forte e positiva entre as políticas de educação inclusiva e as práticas curriculares e administrativas implementadas. Em outras palavras, quanto maior a presença de políticas inclusivas, melhores são as práticas curriculares e administrativas.
Referências
Ainscow, M. (2020). Promoting inclusion and equity in education: lesson from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educacional Policy, 6(1), 7-16. https://doi.org/10.1080/20020317.2020.1729587
Arnal, J., Del Rincón, D. & Latorre, A. (1992). Investigación educativa. Fundamentos y metodología. Labor.
Booth, T. & Ainscow, M. (2011). Index for Inclusion: developing learning and participation in schools (3rd. ed.). Centre for Studies in Inclusive Education (CSIE).
Bravo, L. (2013). Percepciones y opiniones hacia la educación inclusiva del profesorado y de los equipos directivos de los centros educativos de la Dirección Regional de Enseñanza de Cartago en Costa Rica [Tesis doctoral]. Universidad de Alicante. https://bit.ly/43OpuVm
Campos, J., Ruiz, W., Palma, K., Ramírez, R. & Vargas, C. (2023). Procesos de educación inclusiva en Costa Rica. Percepciones y actitudes del personal docente de educación primaria. En Ruiz-Chaves, W. (Ed.) (2023). Investigación en Educación: Saberes y experiencias en el contexto costarricense. EUNED.
Campos-Morán, S. (2019). Papel de los directivos exitosos escolares de educación media. Caso San Salvador. Revista entorno, (67), 70-77. https://doi.org/10.5377/entorno.v0i67.7499
Castro-Rubilar, F., Castaneda-Díaz, M. T., Ossa-Cornejo, C., Blanco-Hadi, E. & Castillo-Valenzuela, N. (2017). Validación de la escala de autoadscripción inclusiva en docentes secundarios de Chile. Psicología Educativa, 23(2), 105-113. https://doi.org/10.1016/j.pse.2017.05.003
Cerdas-Montano, V., García-Martínez, J. A., Torres, N. & Fallas-Vargas, M. A. (2017). Análisis de la gestión administrativa de centros educativos costarricenses: Percepción del colectivo docente y la dirección. Revista Ensayos Pedagógicos, 12(2), 95-122. https://doi.org/10.15359/rep.12-2.5
Cohen, J. W. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2nd. ed.). Lawrence Erlbaum Associates.
Consejo Superior de Educación. (2008). Política Educativa. El Centro Educativo de Calidad como Eje de la Educación Costarricense. https://bit.ly/3CnN0wG
Consejo Superior de Educación. (2017). Política Educativa. La persona: centro del proceso educativo y sujeto transformador de la sociedad. https://bit.ly/3J5pmsx
Cruz, R. & Tecaxco, B. (2018). El directivo escolar y la educación inclusiva: análisis desde el ángulo discursivo. Polyphōnía. Revista De Educación Inclusiva / Polyphōnía. Journal of Inclusive Education, 2(2), 49-73. https://bit.ly/3JtoDSv
Delgado, G. (2014). Percepción de Directores y Profesores referida al liderazgo ejercido por el Director [Tesis de Maestría]. Pontificia Universidad Católica de Chile. https://bit.ly/3CjMtft
Domíngues, M., Da Silva, E. & Baptista, C. (2020). Concepções de professores sobre a política de educação inclusiva: um estudo de caso. Psicologia Escolar e Educacional, 24, 1-8. https://doi.org/10.1590/2175-35392020217022
García-Martínez, J. A. & Cerdas-Montano, V. (2019). Estilos de liderazgo de los directivos escolares costarricenses: transformando las organizaciones educativas. Innovaciones educativas, 21(31), 5-21. https://doi.org/10.22458/ie.v21i31.2690
García-Prieto, F., Delgado-García, M., Gómez-Hurtado, I. & Moya, A. (2021). Prácticas de aula de los profesionales de pedagogía terapéutica para atender la diversidad: hacia un enfoque inclusivo. Educar, 57(2), 289-304. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1299
George, D. & Mallery, P. (2003). Spss for windows step by step: a simple guide and reference. Allyn & Bacon.
Gómez-Hurtado, I., Valdés, R., González-Falcon, I. & Jiménez, F. (2021). Inclusive Leadership: Good Managerial Practices to Address Cultural Diversity in Schools. Social Inclusion, 9(4), 69-80. https://bit.ly/3X1FnW8
Gómez-Hurtado, I. (2013). Dirección y Gestión de la diversidad en la Escuela: hacia un liderazgo inclusivo. Revista Fuentes, 14, 61-84. https://bit.ly/3h8KfIS
Gómez Hurtado, I. & Ainscow, M. (2014). Hacia una escuela para todos: liderazgo y colaboración. Investigación En La Escuela, (82), 19-30. https://doi.org/10.12795/IE.2014.i82.02
Hernández-Sampieri, R. & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill.
Ministerio de Educación Pública. (2020). Enseñanza de segundo idioma en educación preescolar y I-II ciclos, 2011 – 2020. MEP. https://bit.ly/3Nn8Ira
Naranjo, G. (2017). El trabajo docente en el marco de las políticas de educación inclusiva. Aproximación a partir de un estudio de caso. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, (24), 99-124. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i24.2405
Oblea, M. (2020). Estudio de la percepción de los directivos sobre el nivel de gestión en instituciones educativas estatales de Educación Secundaria del distrito de Los Olivos, Ugel 02 – Rímac [Tesis te Maestría]. Universidad de Piura.
Organización Mundial de la Salud. (2020). Inclusión y educación: Todos sin excepción. Resumen del Informe de seguimiento de la Educación en el Mundo. https://bit.ly/3J4YE3o
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (1990). Proyecto Principal de Educación en América Latina y el Caribe: boletín, 21. https://bit.ly/3J7A95w
Organización de las Naciones Unidas para la Educación. (2020). Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2020: Inclusión y educación: Todos y todas sin excepción. UNESCO. https://bit.ly/3Cj7zdI
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2021). Hacia la inclusión en la educación: situación, tendencias y desafíos, 25 años después de la Declaración de Salamanca de la UNESCO. https://bit.ly/42yj8Iw
Programa Estado de la Nación. (2021). Octavo informe del Estado de la Educación. CONARE.
Ruiz-Chaves, W., Chen-Quesada, E. & García-Martínez, J. (2021). La inclusión en la educación: una revisión de literatura para la gestión educativa. Innovaciones Educativas, 23, 211-233. https://doi.org/10.22458/ie.v23i35.3834
Yildirim, E. (2021). Inclusive Leadership and Counseling in Schools: Asylum Seekers Students. Journal of Qualitative Research in Education, (25). https://doi.org/10.14689/enad.25.6
Valdés, R. (2018). Liderazgo inclusivo: la importancia de los equipos directivos en el desarrollo de una cultura de la inclusión. IE Revista de investigación educativa de la REDIECH, 9(16), 51-66. https://bit.ly/45Tf4po
Valdés, R. (2022). Liderazgo escolar inclusivo: una revisión de estudios empíricos. Zona Próxima, (36), 4-27. https://doi.org/10.14482/zp.36.3719
Valdés, R. & Gómez-Hurtado, I. (2019). Competencias y prácticas de liderazgo escolar para la inclusión y la justicia social. Perspectiva Educacional, 58(2), 47-68. https://dx.doi.org/ 10.4151/07189729-vol.58-iss.2-art.915
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.