Monitoramento das trajetórias vocacionais dos formandos de 2016-2021 da Universidade Veritas a partir da teoria de construção de carreira e projeto de vida
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i39.4520Palavras-chave:
Orientação de carreira, ensino superior, pós-graduação, emprego, profissãoResumo
Este artigo é o resultado do monitoramento das trajetórias vocacionais dos graduados durante 2016-2021 da Universidad Veritas, o objetivo geral foi descrever a trajetória vocacional dessa população, a partir da teoria da construção da carreira e do projeto de vida. A metodologia foi de abordagem quantitativa e desenho transversal descritivo, a amostra foi probabilística estratificada por alocação proporcional (n=480) e um formulário digital foi usado como instrumento. Os resultados indicam que, da amostra, a maioria estava atrasada no momento da graduação, o desempenho acadêmico médio é de 87. Mais da metade não trabalhou enquanto estudava, cerca de metade continuou estudando após a graduação e a maioria quer ir para a universidade; além disso, a taxa de emprego é alta. Dos que estão empregados, a maioria trabalha no setor privado, não ocupa cargos de gerência, tem apenas um emprego e percebe estabilidade, satisfação, relação com o trabalho e a contribuição do diploma para o emprego. Conclui-se que a trajetória vocacional é caracterizada por defasagem acadêmica, poucos espaços para a prática profissional durante a formação, alto desempenho acadêmico, desejo de estar vinculado à universidade, índices positivos de satisfação no trabalho, estabilidade no emprego, relação com a carreira e renda; mas permeada por um percentual de desemprego potencializado pela crise econômica decorrente da pandemia. Por essa razão, recomenda-se reformar os currículos, continuar a fortalecer o projeto de estágio profissional e formalizar o serviço de Orientação de Carreira.
Referências
Actis, E. (2018). Las tasas básicas del mercado de trabajo. Conceptos y formas de cálculo [Material de cátedra de Introducción a la Economía correspondiente a la Unidad 3: Principales Indicadores Económicos. Facultad de Ciencias Económicas y Sociales - Universidad Nacional de Mar del Plata]. bit.ly/3MdCePD
Agostini, M., Trapé, M., Spretz, G., París L. & Weisburd G. (2013). Vinculación sustentable con los graduados a través de una red social y alcance de esta. Fundación Educación Media, 16(4), 219-223. bit.ly/41c8R4q
Alonso, P. (2012). La Andragogía como disciplina propulsora de conocimiento en la educación superior. Revista Electrónica Educare, 16(1), 15-26. bit.ly/42b4uYp
Alvarado, S, Chavarría, D, Frías, C, Montes, A-L. & Vargas, Z-R. (2021). Propuesta Programa de Desarrollo profesional continuo [Material no publicado○]. CPO.
Álvarez, P. & López, D. (2018). Modelo explicativo sobre trayectorias vitales y desarrollo vocacional en deportistas de alto nivel. Retos, 34, 51-56. bit.ly/41gnXFX
Araya, I., Quiros, L. & Fallas, L. (2012). Seguimiento a graduados como elemento de innovación curricular en la carrera de Ciencias Geográficas con énfasis en ordenamiento del territorio, Universidad Nacional de Costa Rica. Revista geográfica de América Central, 2(48), 169-196. https://bit.ly/44ugKou
Bulgarelli, R., Rivera, J. & Fallas, A. (2017). El proceso vocacional del estudiantado universitario en condición de logro y rezago académico: Un análisis desde el enfoque evolutivo de Donald Super. Revista Educare, 21(1), 1-24. bit.ly/3HKOzry
Corrales, K., Sandí, K., Picado, C., Kikut, L. & Gutiérrez. (2020).Seguimiento de la condición laboral de las personas graduadas 2014-2016 de las universidades costarricenses: incluye implicaciones laborales durante la pandemia. Estudios OPES. https://bit.ly/3LFyNj1
Delfino, D. (19 de octubre del 2018). INEC: aumentó la pobreza en Costa Rica. Delfino. https://bit.ly/44wFtc1
Espinoza, A., Méndez, A., Rivera, M. & Calderón J. (2021). Bienestar laboral en época de pandemia. Enseñanza e Investigación en Psicología, 3(2), 239-248. https://bit.ly/44FAiGO
Estrada, A. (2018). Estilos de aprendizaje y rendimiento académico. Revista Redipe, 7(7), 218-228. https://bit.ly/41lGC3m
Huerta, M., Penadillo, R. & Kaqui, M. (2017). Construcción del currículo universitario con enfoque por competencias. Una experiencia participativa de 24 carreras profesionales de la UNASAM. Revista Iberoamericana de Educación, 74(1), 83-106. https://bit.ly/42zrVdE
INEC. (2015). Encuesta Continua de Empleo IV trimestre 2015 Participación de la población en el mercado laboral se redujo. Comunicado de prensa. https://bit.ly/3VHQgft
INEC. (2022). Encuesta Continua de Empleo, trimestre móvil (Noviembre–Diciembre 2021–Enero 2022). Principales indicadores del mercado laboral. Comunicado de prensa. https://bit.ly/3HN1AkE
Jiménez, J. (2017). Orientación laboral: Una revisión bibliográfica de su conceptualización y su aporte a la persona trabajadora y a las organizaciones laborales. Revista Electrónica Educare, 21(2), 1-17. http://dx.doi.org/10.15359/ree.21-2.19
Marín, F. (2015). La estabilidad laboral: aspectos y procedimientos en la LOTTT. Cuestiones Jurídicas, 9(2), 11-27 https://bit.ly/41fbzGj
Ministerio de Trabajo de Costa Rica. (2022). Lista de Salarios. Sector privado. AÑO 2022. Según Decreto N.º 43365-MTSS, publicado en la Gaceta N.° 247, del 23 de diciembre del 2021. Rige 01 de enero del 2022. www.mtss.go.cr
Morueta, R., Tejada, R. & Cedeño, G. (2015). Implementación institucional de un modelo cooperativo para el seguimiento a graduados en Ecuador. Revista de la Educación Superior, 44(173), 125-156. https://bit.ly/42xbtux
Murillo, O. (2018). Los seis pilares de la empleabilidad. Un aporte desde la orientación laboral. Edinexo.
Navarro, M. (2022). La teoría de construcción de carrera y diseño de vida, las críticas que se le hacen y su posible aplicación para la orientación vocacional de grupos en América Latina, complementándola con la pedagogía crítica de Freire. Revista Costarricense de Orientación, 1(1), 1-17. https://doi.org/10.54413/rco.v1i1.17
Orellana, N. (2018). Consideraciones sobre empleabilidad en educación superior. Calidad en la educación, 48(1), 273-291. https://bit.ly/42bREtb
Rodríguez, B., Cabral, P. & Borlido, C. (5 al 6 de setiembre del 2017). Seguimiento de graduados: comparación entre encuestas con 5 años de distancia. [Simposio Avaliacao da Educacao Superior].https://bit.ly/3B3gBe9
Programa Estado de la Nación. (2021). Informe del estado de la educación (No. 8). Consejo Nacional de Rectores.
Quispe, G., Sánchez, P. & Ayaviri, D. (2016). Seguimiento a graduados. Un estudio sobre la Satisfacción Laboral. Revista Investigaciones Altoandinas, 18(2), 205-212. https://bit.ly/3VFge2W
Salazar, J. & Camarena, H. (2019). Estudio de seguimiento de graduados de las licenciaturas en Economía y en Finanzas y Banca, Centro Regional Universitario de Veraguas, Universidad de Panamá: 2000– 2015. Visión Antataura, 3(1), 143-159. https://bit.ly/44uicHs
Sepúlveda, N., Turra, F. & Zavala, T. (2017). Factores que influyen en las trayectorias vocacionales de estudiantes con alto índice de vulnerabilidad escolar. [Tesis para optar al grado de Licenciado en Educación]. Universidad de Concepción. https://bit.ly/3M17MIg
Servicio Ecuatoriano de Formación Profesional. (2015). Formación de facilitadores-Educational Training. SECAP. https://bit.ly/3NNMH5k
Schifrin, A. (2015). Calidad educativa: políticas de seguimiento de graduados universitarios en universidades estatales. Técnica Administrativa, 4(1). https://bit.ly/41fIGJQ
SINAES. (2009). Manual de Acreditación Oficial de Carreras de Grado del Sistema Nacional de Acreditación de la Educación Superior. bit.ly/3HRh7Qj
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.