Gênesis e evolução das modalidades e programas educacionais no ensino médio do Ministério da Educação Pública da Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i38.4448Palavras-chave:
ofertas educacionais, ensino secundário, inclusão educacional, sistema educacional, política educacional, igualdade de oportunidadesResumo
Este artigo baseia-se na investigação sobre fatores sócioeducativos e dinâmicas de inclusão-exclusão na oferta de ensino secundário do Ministério da Educação Pública a partir de uma perspectiva de equidade, que procura investigar a génese e evolução das modalidades e ofertas educativas, a fim de descobrir as razões e condições que levaram à sua origem. Esta contribuição mostra a diversidade de opções educacionais que constituem a rede de instituições que fazem parte do ensino secundário público na Costa Rica, bem como as possíveis oportunidades de inclusão oferecidas pelo Ministério da Educação Pública (MEP). A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, cujo fenómeno de estudo foi concebido a partir de um desenho de diagnóstico com uma abordagem explicativa. O grupo de participantes nesta investigação incluiu representantes dos vários organismos dos departamentos centrais do MPE, responsáveis pela tomada de decisões político-administrativas; do mesmo modo, foram feitos os esforços necessários para resgatar a voz das pessoas mais próximas dos contextos reais onde os processos educativos são implementados. O estudo conclui que as modalidades e ofertas educativas surgem como uma proposta que nem sempre tem uma análise de pertinência, relevância ou necessidade à qual responde; além disso, são identificadas diversas variáveis que condicionam a sua criação, bem como a sua evolução.
Referências
Acosta, F. (2021). Diversificación de la estructura de la escuela secundaria y segmentación educativa en América Latina. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). Documentos de Proyectos (LC/TS.2021/106). https://bit.ly/3Xd9nhQ
Apple, M. (2004). Ideology and Curriculum (3rd Edition). Routledge. https://bit.ly/3O9KlMp
Barrón, C. y Rodríguez, L. (2017). El currículum de educación secundaria en Costa Rica: logros y retos. Revista mexicana de investigación educativa, 22(72), 89-108. https://bit.ly/3tEvX5j
Blanco, R. (2006). La Equidad y la Inclusión Social: Uno de los Desafíos de la Educación y la Escuela Hoy. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(3), 1-15. https://bit.ly/2Mcnq6w
Castro, F. (2005). Gestión curricular: una nueva mirada sobre el currículum y la institución educativa. Revista Horizontes Educacionales, 10(1), 13-25. https://bit.ly/2zi15LN
Centro de Investigación en Docencia y Educación. (2022). Factores socioeducativos y dinámicas de inclusión-exclusión en la oferta de Educación Media del Ministerio de Educación Pública desde un enfoque de equidad [Informe Final]. Proyecto Perfiles, dinámicas y desafíos de la educación costarricense. Universidad Nacional de Costa Rica.
Conejo, L. y Dobles, C. (2022). Gestión de las Modalidades y Ofertas Educativas en Secundaria [Manuscrito no publicado]. Proyecto Perfiles, Dinámicas y Desafíos de la Educación Costarricense, Universidad Nacional.
Donoso, R. (1999). Mito y educación. El impacto de la globalización en la educación en Latinoamérica. Espacio Editorial.
Escudero, J. M. (2012). La Educación Inclusiva, una cuestión de derecho. Revista Educatio Siglo XXI, 30(2), 109-128. https://bit.ly/3Xbko2U
Grundy, S. (1998). Producto o praxis del currículo. Ediciones Morata. https://bit.ly/3V168rB
Habermas, J. (1972). Knowledge and Human Interests. Heinemann.
Kemmis, S. (1993). El currículum. Más allá de la teoría de la reproducción. Ediciones Morata. https://bit.ly/3Xd8FkG
Ley general de educación común de Costa Rica. (1886). Ley 21 (11 de junio de 1886). https://bit.ly/3Amb2b3
Ministerio de Educación Pública. (2008). El Centro Educativo de Calidad como Eje de la Educación Costarricense. https://bit.ly/3XbM4og
Ministerio de Educación Pública. (2016). Educar para una Nueva Ciudadanía. https://bit.ly/3AlLBpI
Ministerio de Educación Pública. (2017). Compendio de Ofertas y Servicios de Sistema Educativo Costarricense.
Organización de las Naciones Unidas (ONU), (1948). Declaración Universal de Derechos Humanos. https://bit.ly/2JGli1p
Organización de las Naciones Unidas para la Cultura, las Ciencias y la Educación. (2017). Guía para asegurar la inclusión y la equidad en la educación. Objetivos de Desarrollo Sostenible. https://bit.ly/3EEmX6q
Peñaloza, W. (2005). El Currículo Integral (Tercera Edición). Unidad de Postgrado de la Facultad de Educación de la UNMSM. Serie Textos para la Maestría en Educación. https://bit.ly/3OcGqOI
Sacristán, J. G. (1998). El currículum: una reflexión sobre la práctica. Ediciones Morata. https://bit.ly/2YgReBh
Seravalli, G. y Gómez, V. (2022). Educación de III Ciclo de la enseñanza general básica y educación diversificada académica: análisis comparativo de las estructuras curriculares bajo la mirada de la inclusión, exclusión y desigualdad [Manuscrito no publicado]. Proyecto Perfiles, Dinámicas y Desafíos de la Educación Costarricense, Universidad Nacional.
Sistema Costarricense de Información Jurídica (SCIJ), (1957). Ley Fundamental de la Educación. https://bit.ly/3EfYC5o
Sistema Costarricense de Información Jurídica (SCIJ), (1949). Constitución Política. https://bit.ly/3EhTmOI
Stenhouse, L. (1975). An Introduction to Curriculum Research and Development. Heinemann. https://bit.ly/3X5UQnZ
Taba, H. (1974). Elaboración del Currículo. Troquel. https://bit.ly/3Am0jx8
Zabalza, M. (1987). Didáctica de la Educación Infantil. Narcea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.