Alunos matriculados em contextos de formação docente do Ensino de Inglês. Experiência e afeto

Alunos matriculados em contextos de formação docente do Ensino de Inglês. Experiência e afeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.3928

Palavras-chave:

Estudante matriculado, formação, narrativas, experiência, afeto, educação

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem narrativa na qual procuramos inicialmente investigar a contribuição dos estudantes matriculado na disciplina Processo de Redação I do Curso de Formação de Professores de Inglês na Universidade Nacional de Mar del Plata. Para isso, realizamos questionários a todo o grupo de estudantes que haviam cursado a disciplina em 2019. Em seguida, procedemos à busca de relatos em primeira pessoa através de narrativas de experiências. Desta forma, procuramos entender como os estudantes percebem a contribuição dos estudantes matriculados na disciplina acima mencionada. Por outro lado, no decorrer da análise dos textos de campo, emerge a dimensão de saber ser professor, que está intimamente relacionada ao afeto e ao valor da experiência para a formação daqueles que se dedicam ao ensino. As contribuições do grupo de participantes nos apresentaram descobertas significativas que mostraram futuras pessoas docentes que se preocupam por seus e suas estudantes, que criam laços interpessoais que fortalecem a aprendizagem, e que em sua aprendizagem contínua para serem professores sentem que há um outro que precisa ser acompanhado(a). Estas descobertas mostram claramente que o a formação docente precisa de mediação pessoal e deve ser sustentado pela experiência.

Biografias Autor

Melany Arriaga, Universidad Nacional de Mar del Plata

Melany Arriaga

Universidad Nacional de Mar del Plata

Mar del Plata, Argentina

melanyarriaga@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7958-6723

Silvia A. Branda, Universidad Nacional de Mar del Plata

Silvia A. Branda

Universidad Nacional de Mar del Plata

Mar del Plata, Argentina

branda.silvia@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1084-9377

Rocío M. Sancho, Universidad Nacional de Mar del Plata

Rocío M. Sancho

Universidad Nacional de Mar del Plata

Mar del Plata, Argentina

rociosancho19@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4695-4849

Referências

Bain, K. (2006). Lo que hacen los mejores profesores de universidad. Universitat de València.

Camilloni, A. (2010). Herramientas para la educación experiencial en el currículo universitario. Notas sobre la inclusión de aprendizaje-servicio en el currículo universitario. Seminario dictado en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Universidad Nacional del Litoral.

Chase, S. (2015). Investigación narrativa. Multiplicidad de enfoques, perspectivas y voces. En Denzin, N. e Y. Lincoln (Comps.). Métodos de recolección y análisis de datos. Manual de Investigación Cualitativa Vol 4. Buenos Aires, Argentina: Gedisa.

Connelly, F.M & Clandinin, D.J. (2006). Narrative Inquiry. In J. L. Green, G. Camilli, & P. B. Elmore Eds. Handbook of complementary methods in education research (pp. 477-487). Mahawah, NJ: Laurence Erlbam.

Contreras Domingo, J. (2010). Saber y ser en la formación didáctica del profesorado: una visión personal. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 68(24,2), 61-68.

Contreras Domingo, J. (2018). La autonomía del profesorado. Madrid, España: Morata.

Day, C. (2014). Pasión por enseñar. La identidad personal y profesional del docente y sus valores. Madrid, España: Narcea.

Davini, M. C. (2001). La formación docente en cuestión: política y pedagogía. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Delory-Momberger, C. (2014). Experiencia y formación. Biografización, biograficidad y heterobiografía. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(62), 695-710.

Denzin, N. e Y. Lincoln (Comps.). (2015). Métodos de recolección y análisis de datos. Manual de Investigación Cualitativa. Buenos Aires, Argentina: Gedisa.

Dewey, J. (2007). Cómo pensamos. Nueva exposición de la relación entre el pensamiento reflexivo y proceso educativo. Barcelona, España: Paidós.

Dewey, J. (2004). Experiencia y educación. Madrid, España: Biblioteca Nueva.

Ferry, G. (1997). Pedagogía de la formación. Buenos Aires, Argentina: Novedades Educativas.

Francis Salazar, S., y Marín Sánchez, P. (2010). Hacia la construcción del saber pedagógico en las comunidades académicas: un estudio desde la opinión de docentes universitarios. Actualidades Investigativas en Educación, 10(2), 1-29.

Goodson, I. (2017). The Rouledge international book on narrative and live history. London, England: Rouledge

Ickowicz, M., (2004). La formación de profesores en la universidad. Revista del IICE, 22, Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras de la UBA.

Larrosa, J. (2011). Experiencia y alteridad en educación. En C. Skliar y J. Larrosa (comps.), Experiencia y alteridad en educación (pp. 13-44). Rosario, Argentina: Homo Sapiens

Liston, D. P., & Zeichner, K. M. (2003). Formación del profesorado y condiciones sociales de la escolarización. Fundación Paideia.

Mendizábal, N. (2006). Los componentes del diseño flexible en la investigación cualitativa. En I. Vasilachis, Estrategias de investigación cualitativa (pp. 65-103). Barcelona, España: Gedisa.

Ojeda, V. y Salandro, L. (2018). Adscripción a la docencia en la carrera del Profesorado de Inglés: práctica de afiliación y de formación docente. Praxis educativa, 22(1), 73-81.

Orlando, F. (2015). Un desafío a la profesión académica: ser adscripto (Carrera Ciencias de la Educación, UBA). Investigación sin publicar. XI Jornadas de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires.

Plan de Trabajo Docente. (2018). Proceso de la Escritura I. Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina.

Porta, L. y G. Flores (2013). La hospitalidad en profesores memorables universitarios. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 16(30), 15-31.

Sanjurjo, L. (2020). Los dispositivos para la formación en las prácticas. Rosario, Argentina: Homo Sapiens

Scribano, A. (2013). El proceso de investigación cualitativa. Buenos Aires, Argentina: Prometeo Libros.

Soldberg, V.; Droblas, M.; Rodríguez, G.; Ulloa, G. y Viñas, W. (2007). El adscripto, ¿quién? conceptualizaciones sobre un rol poco abordado. Recuperado de Actas de Congreso de V Encuentro Nacional y II Latinoamericano: La Universidad como objeto de investigación. Pág. 6

Universidad Nacional de Mar del Plata. (1994). Ordenanza del Consejo académico Nº 617. Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina.

Universidad Nacional de Mar del Plata. (1997). Ordenanza del Consejo académico Nº 0642. Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina.

Universidad Nacional de Mar del Plata. (1999). Plan de Estudios. Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina.

Universidad Nacional de Mar del Plata. (2007). Ordenanza del Consejo académico Nº 1606. Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina.

Universidad Nacional de Mar del Plata. (2007). Ordenanza del Consejo académico Nº 1805. Mar del Plata, Buenos Aires, Argentina.

Yuni, J. A., y Urbano, C. A. (2014). Técnicas para investigar: Recursos metodológicos para la preparación de proyectos de investigación (Vol. 2). Córdoba, Argentina: Brujas.

Publicado

2022-07-11

Como Citar

Arriaga, M., Branda, S. A., & Sancho, R. M. (2022). Alunos matriculados em contextos de formação docente do Ensino de Inglês. Experiência e afeto. Innovaciones Educativas, 24(37), 79–91. https://doi.org/10.22458/ie.v24i37.3928
Loading...