Tendências Reeducacionais para o Ensino da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3517Palavras-chave:
ensino de matemática, método de aprendizagem, educação, inovação científica, matemáticaResumo
Neste editorial científico estabelece critérios básicos e princípios fundamentais de metodologia didática para o ensino da matemática, reunidos ao longo de mais de trinta anos mediante a experiência como professor e pesquisador. O desenvolvimento da capacidade de escuta e a necessidade de acrescentar as constantes “sentido” e “significado” para a aquisição do conhecimento matemático, a variável “sensibilidade” são –juntamente com outros valores– imprescindíveis na função que determina os resultados de aprendizagem.
Referências
Barallobres, G. (2016). Diferentes interpretaciones de las dificultades de aprendizaje en matemática. Educación matemática, 28(1):39-68. Recuperado, 28 de febrero de 2021, http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-58262016000100039&lng=es&tlng=es.
Berlanger, I. & Gilbert, T. (2018). Du matériel et des activités de manipulation pour soutenir un apprentissage constructif des fractions et des opérations sur les fractions de 10 à 14 ans. Dans Actes du colloque Copirelem, Épinal (pp. 97-116). Recuperado, 10 de marzo de 2021: http://www.arpeme.fr/documents/483DBCAA341E105BFE54.pdf>.
Berta, T. & Hoffmann, M. (2020). Cooperative learning methods in mathematics education – 1.5-year experience from teachers’ perspective. Annales Mathematicae et Informaticae. 52:269-279. DOI: https://doi.org/10.33039/ami.2020.12.002
Fernández Bravo, J. A y Barbarán Sánchez, J. J. (2017). Impacto de la invención de matemáticos en la metacognición. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 18(1-2):157-178. https://es.scribd.com/document/349526274/Revista-Intercontinental-de-Psicologia-y-Educacion-Vol-18-num-1-2
Fernández Bravo, J. A. (2019). La sonrisa del conocimiento. Madrid: Editorial CCS.
Fernández Bravo, J. A. (2021). Geometría plana intuitiva. Madrid: Editorial CCS.
Fuentes-Cabrera, A., Parra-González, M. E., López-Belmonte, J. y Segura-Robles, A. (2020). Learning Mathematics with Emerging Methodologies—The Escape Room as a Case Study. Mathematics, 8, 1586. DOI: https://doi.org/10.3390/math8091586
Moreno-Guerrero, A., Rondón García, M., Martínez Heredia, N. y Rodríguez-García, A. (2020). Collaborative Learning Based on Harry Potter for Learning Geometric Figures in the Subject of Mathematics. Mathematics, 8:369; DOI: https://doi.org/10.3390/math8030369
Berlanger, I. & Gilbert, T. (2018). Du matériel et des activités de manipulation pour soutenir un apprentissage constructif des fractions et des opérations sur les fractions de 10 à 14 ans. Dans Actes du colloque Copirelem, Épinal (pp. 97-116). Recuperado, 10 de marzo de 2021: http://www.arpeme.fr/documents/483DBCAA341E105BFE54.pdf>.
Berta, T. & Hoffmann, M. (2020). Cooperative learning methods in mathematics education – 1.5-year experience from teachers’ perspective. Annales Mathematicae et Informaticae. 52:269-279. DOI: https://doi.org/10.33039/ami.2020.12.002
Fernández Bravo, J. A y Barbarán Sánchez, J. J. (2017). Impacto de la invención de matemáticos en la metacognición. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 18(1-2):157-178. https://es.scribd.com/document/349526274/Revista-Intercontinental-de-Psicologia-y-Educacion-Vol-18-num-1-2
Fernández Bravo, J. A. (2019). La sonrisa del conocimiento. Madrid: Editorial CCS.
Fernández Bravo, J. A. (2021). Geometría plana intuitiva. Madrid: Editorial CCS.
Fuentes-Cabrera, A., Parra-González, M. E., López-Belmonte, J. y Segura-Robles, A. (2020). Learning Mathematics with Emerging Methodologies—The Escape Room as a Case Study. Mathematics, 8, 1586. DOI: https://doi.org/10.3390/math8091586
Moreno-Guerrero, A., Rondón García, M., Martínez Heredia, N. y Rodríguez-García, A. (2020). Collaborative Learning Based on Harry Potter for Learning Geometric Figures in the Subject of Mathematics. Mathematics, 8:369; DOI: https://doi.org/10.3390/math8030369
Downloads
Publicado
2021-06-14
Como Citar
Fernández Bravo, J. A. (2021). Tendências Reeducacionais para o Ensino da Matemática . Innovaciones Educativas, 23(34), 194–197. https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3517
Edição
Secção
Suplemento Especial