Princípios para identificar o desenho do currículo de um sistema de educação opressivo
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v23i35.3464Palavras-chave:
educação, educação universitária, currículo, desenho de currículo, gestão educacionalResumo
Em teoria, o objetivo dos sistemas educacionais é a formação de uma cidadania que integre ações e compromissos sociais com o desenvolvimento de seu bem-estar pessoal; porém, na prática, estamos presenciando situações educacionais contrárias a este objetivo que conduzem, no melhor dos cenários, a uma precária formação e, no pior dos casos, à constituição de um escravo nos tempos modernos que abdica da necessidade de cadeias físicas para se submeter às cadeias intelectuais, culturais, sociais e econômicas. Por esta razão, e como uma proposta crítica que visa alertar sobre a cumplicidade neste cenário por parte da concepção curricular, este ensaio realiza uma discussão conceitual sobre currículo, pedagogia crítica e o contexto da concepção curricular a fim de, posteriormente, propor alguns princípios curriculares para a implementação e consolidação de um sistema educacional opressivo como forma de analisar e questionar a prática do desenho concepção curricular. A elaboração dos princípios de desenho curricular nos permite analisar, a partir da perspectiva da pedagogia crítica e da ruptura do discurso técnico dominante nesta área, a existência de práticas manifestadas na estrutura curricular que precisam ser questionadas e transformadas dentro da estrutura do objetivo de desenvolvimento de sistemas educacionais democráticos.
Referências
Apple, M. (1996a). El conocimiento oficial. Barcelona: Paidós.
Apple, M. (1996b). Política cultural y Educación. Barcelona: Paidós.
Apple, M. (1997). Educación y poder. Barcelona: Paidós.
Cabello, M. (2003). Imaginar e instituir la educación globalizada. En: Martínez, J. (coord.) Ciudadanía, poder y educación. España: Graó.
Escudero, J. (Ed.). (2000). Diseño, desarrollo e innovación del currículum. Madrid: Síntesis Educativa.
Freire, P. (2015a). La pedagogía del oprimido. http://www.ensayistas.org/critica/liberacion/varios/freire.pdf
Freire, P. (2015b). La educación como práctica de libertad. http://www.lugaradudas.org/pdf/iconoclasistas_paulo_freire.pdf
Freire, P. (2012). Pedagogía de la indignación. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.
Freire, P. (2008). Cartas a quien pretende enseñar. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.
Freire, P. (2006). Pedagogía de la autonomía: Saberes necesarios para la práctica educativa. México, D.F.: Siglo XXI.
Freire, P. (2005a). Pedagogía del oprimido. México, D.F.: Siglo XXI.
Freire, P. (2005b). Cartas a quien pretende enseñar. México, D.F.: Siglo XXI.
Freire, P. (2005 c). Pedagogía de la esperanza. México, D.F.: Siglo XXI.
Freire, P. (2004a). El grito manso. México, D.F.: Siglo XXI.
Freire, P. (2001). Política y Educación. México, D.F.: Siglo XXI.
Freire, P. (1977). La educación como práctica de la libertad. México, D.F.: Siglo XXI.
Gimeno, J. (2010a). ¿Qué significa el currículum?. En Gimeno, J. (comp.), Saberes e incertidumbres sobre el currículum (pp. 21-44). Madrid: Morata.
Gimeno, J. (2010b). El currículum en la sociedad de la información y del conocimiento. En: Gimeno, J. (comp), Saberes e incertidumbres sobre el currículum (pp. 180- 202). Madrid: Morata.
Gimeno, J. (2001). El currículum: una reflexión sobre la práctica. España: Morata.
Gimeno, J. (2000). Diseño del currículum, diseño de la enseñanza. El papel de los profesores. En José Gimeno y Ángel Pérez, Comprender y transformar la enseñanza (pp. 227-266). Madrid: Morata.
Gimeno, J. (1997). La pedagogía por objetivos: Obsesión por la eficiencia. Madrid: Morata.
Giroux, H. (2006). La escuela y la lucha por la ciudadanía. Pedagogía crítica de la época moderna. México, D.F.: Siglo XXI.
Giroux, H. (2003). Teoría y resistencia en educación. México, D.F.: Siglo XXI.
Giroux, H. (1997). Cruzando los límites. Trabajadores culturales y políticas educativas. Barcelona: Paidós.
Giroux, H. (1990). Los profesores como intelectuales. Barcelona: Paidós.
Giroux, H. y McLaren, P. (1998). Lenguaje, escolarización y subjetividad: más allá de una pedagogía de reproducción y resistencia. En Giroux, H. y McLaren, P., Sociedad, cultura y educación (pp. 75-103). Madrid: Niño y Dávila Editores.
Hinkelammert, F. (1999). El Huracán de la globalización. Costa Rica: Departamento Ecuménico de Investigaciones.
Kemmis, S. (1998). El currículum: más allá de la teoría de la reproducción. Madri: Morata.
McLaren, P. (1997). Pedagogía crítica y cultura depredadora. Barcelona: Paidós.
Santos, M. (2003). Arte y Parte. Desarrollar la democracia en las escuelas. Madrid: Homo Sapiens.
Santos, M. (1999). Democracia escolar o el problema de la nieve frita. En: Manzano, Pablo (Coord.), Volver a pensar la educación. Madrid: Morata.
Magendzo, A. (2008). Dilemas del currículum y la pedagogía. Santiago: LOM Ediciones.
Manzano, P. (coord.). Volver a pensar la educación (pp. 128-141). Madrid: Morata.
Santos, M. (1995). La evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Madrid: Aljibe.
Taba, H. (1974). Elaboración del currículo. Teoría y práctica. Buenos Aires, Argentina: Troquel.
Tamayo, J. (2003). Ética liberadora del cristianismo frente a teología neoliberal del mercado. Senderos, 25, pp. 743-795.
Torres, J. (2001). Educación en tiempos del neoliberalismo. Madrid: Morata.
Torres, J. (1998). El currículum oculto. Madrid: Morata.
Toruño, C. (2020b). El currículum en el contexto costarricense: propuesta de definiciones para su conceptualización. Revista Ensayos Pedagógicos, 15(1), 39-59. https://doi.org/10.15359/rep.15-1.2
Toruño, C. (2020a). Propuesta sistematizada para la evaluación de estructuras curriculares. El caso de la Universidad Técnica Nacional. Yulök Revista de Innovación Académica, 3(2), 29-43. https://doi.org/10.47633/yulk.v3i2
Toruño, C. (2010). Fundamentos curriculares de la ciudadanía en un Estado neoliberal: el caso del sistema educativo costarricense. Revista electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 10(2), 1-25. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/10132
Tyler, R. (1973). Principios básicos del currículum. Buenos Aires, Argentina: Troquel.
Vargas, L. (2002). Costa Rica, 1985-1997: liberalización y ajuste estructural o la autodestrucción del neoliberalismo. Costa Rica: EUNED.