Inovar ou fracassar: chaves para pensar em uma nova institucionalização da aprendizagem na escola do século 21

Inovar ou fracassar: chaves para pensar em uma nova institucionalização da aprendizagem na escola do século 21

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3451

Palavras-chave:

Inovação educacional, Ensino obrigatório, Sala de aula, Aprendizagem, Ensino, Currículo, Avaliação de Educação

Resumo

Este ensaio está baseado nas seguintes questões: o que fazer para que o que acontece nas salas de aula faça sentido? E o que fazer hoje com a escola moderna? Essas questões ganham valor e urgência, não apenas no contexto da pandemia causada pelo vírus responsável pela COVID-19, que expôs as fragilidades e potencialidades das sociedades, estados, escolas e sistemas de ensino, mas também nas primeiras décadas. século XXI, face ao esgotamento da escolarização massiva típica do Modernismo dos séculos XIX e XX. No confinamento e isolamento preventivo, obrigatório ou sugerido nesta pandemia, o surto foi vivenciado e evidenciado por trás das telas –como costuma acontecer em muitas salas de aula– de reclamações e reclamações de crianças, jovens e adultos, sintetizado na pergunta: ' para que serve isso? ', no que diz respeito às práticas pedagógicas e aos conteúdos escolares. O objetivo geral deste ensaio é fornecer elementos conceituais que nos permitam pensar em outros formatos de escola e na concepção de salas de aula e aulas em que a aprendizagem e o ensino ganhem novos significados para o corpo discente e a construção de outra disciplina pedagógica. Do ponto de vista histórico, no que diz respeito à psicologia social, e à psicologia pedagógica, didática e psicopedagógica, a análise apresentada permite concluir que não se trata de ‘romper’ com a escola atual. Porém, a partir do que existe, é necessário e possível instituir um movimento sinérgico de mudança-inovação sempre que se preserva o valor do ensino e se institucionaliza outra concepção de aprendizagem.

Biografia Autor

Cristina Rafaela Ricci, Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas [CIPsp]

Cristina Rafaela Ricci 

Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas (CIPsp) Buenos Aires, Argentina 

crcristinaricci@yahoo.com.ar 

https://orcid.org/0000-0001-8092-5027 

Referências

Abric, J-C. (1994) Practiques sociales et representatios. Presses univertiaires de France.
Agamben, G. (2007) “¿Qué es un dispositivo?” En Biblioweb Caosmosis. Disponible en: http://caosmosis.acracia.net/?p=700.
Ahumada, P. (2005). La evaluación auténtica: un sistema para la obtención de evidencias de los aprendizajes. Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, (45), 11-24.
Anijovich, R. (2014). Gestionar una escuela con Aulas Heterogéneas. Buenos Aires: Paidós.
Anijovich, R. y Cappelletti, G. (2017). La evaluación como oportunidad. Buenos Aires: Editorial Paidós.
Camilloni, A. et al., (2008). El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós.
Chevallard, Y. (1998). La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique.
Ciancaglini, M. (2016). Modalidad de aprendizaje y comunicación familiar. [Trabajo final Licenciatura en Psicopedagogía. Universidad FASTA Facultad de Ciencias de la Educación, Mar del Plata, Argentina].
Coll, C. (2003). Psicología y currículum. Buenos Aires: Aique.
Da Porta, E. (2015). Medios, tecnologías y redes. Recursos para el conocimiento y reconocimiento de sí. AVATARES de la comunicación y la cultura, (9), 1-17.
Díaz Barriga, F. (2005). Enseñanza Situada. Un vínculo entre la escuela y la vida. México: Mc Graw Hill.
Durkheim, E. [1911] (1984). Educación y Sociología. Buenos Aires: Colofón.
Duveen, G. y Lloyd, B. (2003) Las representaciones sociales como una perspectiva de la psicología social. En J. Castorina (compilador). Representaciones sociales. Problemas teóricos y conocimientos infantiles. Buenos Aires: Gedisa.
Edelstein, G. (2013). Formar y formarse en la enseñanza. Paidós.
Fernández, A. (2000). Los idiomas del aprendiente Análisis de modalidades de enseñanza en familias, escuelas y medios. Buenos Aires: Nueva Visión.
Foucault, M. (1975). Las palabras y las cosas. Buenos Aires: Siglo Veintiuno.
Jodelet, D. (1986) La Representación Social: fenómenos, concepto y teoría. En S. Moscovici, Psicología Social. Buenos Aires: Paidós.
Lewkowicz, I. (2004) Escuela y ciudadanía. En C. Corea y Lewkowicz, I. Pedagogía del aburrido. Escuelas destituidas, familias perplejas. Ecuador: Paidós Educador.
Litwin, E. (2008). El oficio de enseñar. Condiciones y contextos. Editorial Paidós.
Mead, M. (1980). Cultura y Compromiso. Estudio sobre la ruptura generacional. Buenos Aires: Gedisa.
Moscovici, S. (1986). Psicología Social. Buenos Aires: Paidós.
Pineau, P. (2005) ¿Por qué triunfó la escuela?, o la modernidad dijo: ‘Esto es educación’, y la escuela respondió: ‘yo me ocupo’. En P. Pineau, et al. La escuela como máquina de educar. Tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Buenos Aires: Paidós Cuestiones de Educación.
Puiggros. A. (1990). Sujetos, Disciplina y Curriculum en los orígenes del sistema educativo argentino. Buenos Aires: Galerna.
Reaño, A. (2011). El desarrollo de matrices de aprendizajes en contextos familiares violentos. [Tesis de grado de la Licenciatura en Psicopedagogía. Facultad de Investigación y desarrollo educativo de la Universidad Abierta Interamericana].
Ricci, C. (2003 a). Psicopedagogía: aportes para la reflexión epistemológica. Perspectivas metodológicas, (3), pp. 81-89 y En Aprendizaje hoy, 2004 (57), 7-20.
Ricci, C. (2003 b). Algunas dimensiones de la desubjetivación en la institución escolar. Psicoanálisis y el Hospital, (23), 63-67.
Ricci, C. (2003 c). El no-aprender: ¿patología de época o síntoma de la época del no-deseo? Psicoanálisis y el Hospital, (24), 32-36 y En Aprendizaje hoy, (57), 59-63.
Ricci, C. (2004). La institución escolar, ámbito estructurante y subjetivante. Psicoanálisis y el Hospital, (25), 171- 177.
Ricci, C. (2020 a). “¿Qué hacer para que lo que ocurra en las aulas tenga sentido? (¿Qué hacemos con la escuela?)”, Carta al País publicada en Diario Clarín, el día 10 de agosto de 2020. Disponible en: https://estarinformado.com.ar/coronavirus/que-hacer-para-que-lo-que-ocurra-en-las-aulas-tenga-sentido/
Ricci, C. (2020 b). Cuatro tesis para una Psicopedagogía. Apuntes sobre el quehacer psicopedagógico; el objeto psicopedagógico; la Psicopedagogía y la Ciencias Psicopedagógicas y, la investigación psicopedagógica e investigación en Psicopedagogía. Revista Aprendizaje hoy, XL (101/102), 75-116.
Rivas, A. (2017). Cambio e innovación educativa: las cuestiones cruciales. Documento básico. XII Foro Latinoamericano de Educación. Buenos Aires: Santillana.
Stenhouse, L. (1999). Enseñanza y filosofías de la enseñanza. En S. Gvirtz y M. Palamidessi, (2004). El ABC de la tarea docente: currículum y enseñanza. Aique.
Ventura, A. (2015). Dificultades de aprendizaje y psicopedagogía: una perspectiva estilística. Revista Construção psicopedagógica, 23 (24), 6-19.

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Ricci, C. R. (2021). Inovar ou fracassar: chaves para pensar em uma nova institucionalização da aprendizagem na escola do século 21. Innovaciones Educativas, 23(34), 52–69. https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3451
Loading...