Estratégias de ensino utilizadas a partir de locais remotos na Divisão de Educação para o Trabalho da Universidade Nacional em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v22iEspecial.3251Palavras-chave:
Estratégias educacionais, aprendizagem, ensino, ensino superior, docência, estratégias didáticas, presença remota, COVID-19Resumo
O artigo apresenta as estratégias didáticas utilizadas na Divisão de Educação para o Trabalho (DET) da Universidade Nacional (UNA) da Costa Rica para a implementação do atendimento à distância como resposta às mudanças nos processos educacionais produzidos pelo vírus responsável pela COVID-19; para isso tivemos a participação de professores e alunos da Unidade Acadêmica participaram durante o primeiro ciclo e a primeira parte do segundo ciclo de 2020, através de um estudo quantitativo com uma amostra não probabilística de participantes voluntarios, através da técnica de pesquisa.
Constatou-se que as estratégias postas em prática pelos professores foram oportunas para produzir o efeito desejado (aprender com a presença remota) no contexto vivido, visto que as propostas didáticas se diversificaram em direção ao corpo discente e a percepção deste foi que Os objetivos de aprendizagem das diferentes disciplinas do Bacharelado e do Bacharelado em Orientação foram alcançados, permitindo também o uso intensivo de recursos tecnológicos para mediar a aprendizagem. Finalmente, o estudo demonstrou a necessidade de esclarecer a conceituação da aprendizagem a distância em docentes, além de aprofundar futuros processos de pesquisa que permitam refletir sobre outros elementos dessa modalidade, como sua relevância curricular, acesso tecnológico e pedagógico.
Referências
Bertogna, L., Del Castillo, R., Soto, H. y Cecchi, L. (s.f.). Clases Sincrónicas Virtuales en la Enseñanza a Distancia: una implementación a bajo costo. Recuperado de http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/19102/Documento_completo.pdf?sequence=1
Calderón, K. (2015). La didáctica: concepciones y aplicaciones. San José, C.R: EUNED.
Colom, A., Sureda, J., Salinas, J. (1988). Tecnología y medios educativos. Barcelona: Cincel-Kapelusz.
Creswell, J. (2009). Research Design. Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. United States: Sage.
Díaz-Barriga, F. y Hernández, G. (2005). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. México: Mc Graw Hill Interamericana.
División de Educación para el Trabajo [DET] (2020). ¿Quiénes somos?. Recuperado de https://www.cide-trabajo.una.ac.cr/index.php/quienes-somos
Elacqua, G. y Schady, N. (2020). La educación ante el Covid-19 en América Latina: Retos y alternativas de política. Banco Interamericano de Desarrollo. Recuperado de https://blogs.iadb.org/educacion/es/retosyalternativasdepoliticaeducativa/
Espinoza, E. (2017). El aprendizaje en estudiantes universitarios. Cienfuegos, Cuba: Editorial Universo Sur. Recuperado de https://elibro.net.una.remotexs.co/es/ereader/unacr/71777?page=24.
Good, T. y Brophy, J. (1986). School effects. En: Wittrock, M. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: MacMillan.
Guevara, C. (2017). La estrategia didáctica y su uso dentro del proceso de enseñanza y aprendizaje en el contexto de las bibliotecas escolares. E-Ciencias de la Información. 7 (1). 1 – 22. http://dx.doi.org/10.15517/eci.v7i1.27241
Hernández, R., Fernández, C., Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación. Sexta Edición. México: Mc Graw Hill.
Hodges, C.; Moore, S.; Lockee, B.; Trust, T. y Bond, A. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. En Educause Review. Recuperado de https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
Ilinois State Board of Education (2020). Recomendaciones de aprendizaje remote. Recuperado de https://www.isbe.net/Documents/RL-Recommendations-Spanish.pdf
Jiménez, A. y Robles, F. (2016). Las estrategias didácticas y su papel en el desarrollo del proceso de enseñanza aprendizaje. Revista EDUCATICONCIENCIA. 9 (10). 106 – 113. Recuperado de http://192.100.162.123:8080/bitstream/123456789/1439/1/Las%20estrategias%20didacticas%20y%20su%20papel%20en%20el%20desarrollo%20del%20proceso%20de%20ense%C3%B1anza%20aprendizaje.pdf
Picado, F. (2014). Didáctica general. Una perspectiva integradora. San José, Costa Rica: EUNED.
Rivera, E. (2020). La tecnología como herramienta de aprendizaje. Recuperado de https://www.cuc.ac.cr/userfiles/files/BLOG/Blog%2027%20de%20marzo%252c%20La%20tecnolog%C3%ADa%20como%20herramienta%20de%20aprendizaje.pdf
Tijo, S. (2020). Enseñanza remota de emergencia en ingeniería civil: lecciones aprendidas. Encuentro Internacional de Educación en Ingeniería. Recuperado de https://acofipapers.org/index.php/eiei/article/view/781
UNESCO (2020). Sistematización de respuesta de los sistemas educativos de América Latina a la crisis de la COVID-19. Recuperado de https://www.siteal.iiep.unesco.org/respuestas_educativas_covid_19
Universidad Nacional. (2007). Modelo Pedagógico. Heredia: Universidad Nacional. Recuperado de http://www.documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/3084/Modelo%20Pedagogico.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Universidad Nacional. (2015). Estatuto orgánico. Heredia: Universidad Nacional.
Vicerrectoría de Docencia (2020a). Orientaciones metodológicas y evaluativas para apoyar la adaptación de los cursos presenciales a sesiones con apoyo tecnológico. Heredia: Universidad Nacional. Recuperado de http://www.documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/11533/De-la-presencialidad-al-trabajo-academico-remoto-2020.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Vicerrectoría de Docencia (2020b). Encuesta posibilidades de uso de tecnologías del estudiantado. Heredia: Universidad Nacional. Recuperado de http://www.docencia.una.ac.cr/resultado-de-la-escuesta-por-estudiante/caracteristica-tecnologicas/resultado-utilizado-herramientas-tecnologicas