El impacto del distanciamiento social en la Educación Superior: la arista docente

El impacto del distanciamiento social en la Educación Superior: la arista docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3238

Palavras-chave:

Educação à distância, Formação de professores, Ensino superior, Tecnologia, Emoção, COVID-19

Resumo

Este estudo analisa o perfil e a opinião do corpo docente de instituições de ensino.
Superiores argentinos sobre seu contexto, ferramentas e atividades com as quais trabalham em seu
aulas e, as emoções que experimentam ao realizar suas tarefas remotamente, devido a
a suspensão das aulas presenciais no âmbito das medidas preventivas e obrigatórias de isolamento social
decretado pelo vírus COVID-19. É aplicada uma metodologia quantitativa com escopo descritivo correlacional
e estratégias de análise univariada e multivariada. Para a coleta de dados, um questionário é aplicado
administrado online a um grupo de professores universitários ou pré-universitários com representação nacional. Os resultados mostram um impacto diferenciado entre professores mais jovens e mais experientes, ambos em relação às ferramentas que incorporam e as emoções que experimentam ao dar aulas
remotamente. O exposto requer um conjunto de políticas macro e micro educacionais para acompanhá-lo.
na mudança de cenário, de forma a gerar espaços e condições materiais e simbólicas que permitam a
desempenho eficaz das tarefas neste contexto.

Biografias Autor

D´ébora Chan, Universidad Tecnológica Nacional

Profesora Titular en la Facultad Regional Buenos Aires e interina en el Instituto Nacional Superior del Profesorado Técnico, ambas casas de estudios pertenencientes a la Universidad Tecnológica Nacional, CABA, Argentina. Profesora de Análisis Inteligente de Datos en las Maestrías de Data Mining de UBA, FRP, UnCu y Austral. Asesora de profesionales  de distintas especialidades, organismos gubernamentales  y empresas

María Gabriela Galli, Universidad Tecnológica Nacional

Directora de carrera de Informática Aplicada y profesora interina en el Instituto Nacional Superior del Profesorado Técnico - Universidad Tecnológica Nacional, CABA, Argentina. Docente de escuelas del GCBA y de carreras de grado y posgrado. Docente investigador: linea de trabajo integración de tecnologías digitales en espacios curriculares. Miembro del equipo de investigación en Tecnología Educativa (UNTREF) y de la asociación ALFAS.

Roxana Guadalupe Ramírez, Universidad Tecnológica Nacional

Jefe de Trabajos Prácticos de las cátedras Algebra y Geometría Analítica y Probabilidad y Estadística de la Universidad Tecnológica Nacional Facultad Regional Paraná en la Provincia de Entre Ríos. Profesora de matemática, física y cosmografía. Ingeniera Civil egresada de la Universidad Tecnológica Nacional Regional Paraná. Doctora en Ingeniería egresada de la Universidad Nacional de Entre Ríos. 

Referências

Chan, D., Galli, Ma. Gabriela y Ramírez, R. El impacto del distanciamiento social en la Educación Superior: la arista docente

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Chan, D. ., Galli, M. G., & Ramírez, R. G. (2021). El impacto del distanciamiento social en la Educación Superior: la arista docente. Innovaciones Educativas, 23(34), 81–97. https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3238
Loading...