Desempenho acadêmico de estudantes universitários na República Dominicana durante a pandemia de COVID-19: análise temporal
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i39.4716Palavras-chave:
desempenho acadêmico, educação virtual, pandemia, ensino superior, autorregulaçãoResumo
O desempenho acadêmico no ensino superior refere-se ao desempenho e às conquistas alcançadas pelos alunos, incluindo aspectos como notas, médias e processos de autorregulação realizados pelo aluno. O estudo do desempenho acadêmico é fundamental para avaliar o progresso e promover o sucesso educacional dos alunos, o que facilita o desenvolvimento pessoal e institucional, portanto, o objetivo é analisar o impacto da COVID-19 no desempenho acadêmico dos alunos da Universidad Católica del Cibao, na República Dominicana. O método longitudinal foi usado para analisar e compreender as mudanças e tendências ao longo de cinco períodos acadêmicos. Os resultados indicam que a pandemia teve um impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos da universidade. Observou-se que os alunos que usaram estratégias de aprendizagem autorreguladas, como a definição clara de metas, o uso de estratégias de planejamento e a organização do tempo, obtiveram melhores resultados. Em conclusão, os resultados obtidos destacam que o desempenho acadêmico está associado a um maior domínio das atividades de autorregulação, às habilidades do aluno e ao apoio do professor. Também destacam a importância da autorregulação da aprendizagem e a necessidade de implementar estratégias eficazes para fechar a lacuna de aprendizagem que surgiu durante esse período. Essas descobertas são valiosas para a comunidade científica e podem contribuir para a elaboração de políticas e medidas para promover o desempenho acadêmico ideal em situações semelhantes no futuro.
Referências
Bruner, J. S. (1986). Actual minds, possible worlds. Harvard University Press.
Esteche Cabaña, E., & Gerhard Wasmuth, Y. (2021). Factores que inciden en la educación virtual en tiempos de pandemia (COVID-19) de los estudiantes universitarios de una universidad privada. En O. Macías, S. Quiñónez & Yucra, Docentes de Iberoamérica frente a la Pandemia.
Esparza-Paz, F., Sánchez-Chávez, R., Esparza-Zapata, S., Esparza-Zapata, E., & Villacrés-Lara, Á. (2020). Factores de rendimiento académico en estudiantes universitarios, componentes de calidad de la educación superior. Estudio de caso Facultad de Administración de Empresas, Escuela Superior Politécnica de Chimborazo. Revista Innovaciones Educativas, 22(33), 46-61. http://dx.doi.org/10.22458/ie.v22i33.2893
Expósito, E., & Marsollier, R. (2020). Virtualidad y educación en tiempos de COVID-19. Un estudio empírico en Argentina. Revista Educación y Humanismo, 22(39), 1-22. https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4214
Flavell, J. (2004). Autorregulación del Aprendizaje: Teoría y Práctica. Editorial Educativa.
García-Prieto, F. J., López-Aguilar, D., & Delgado-García, M. (2022). Competencia digital del alumnado universitario y rendimiento académico en tiempos de COVID-19. Revista de Medios y Educación Pixel-Bit, No 64, 165-199. https://doi.org/10.12795/pixelbit.91862
Ley 139-01. (2001). Educación Superior Ciencia y Tecnología. República Dominicana.
López, E. G., & Chiyong, I. E. (2021). Rendimiento académico y deserción de estudiantes universitarios de un curso en modalidad virtual y presencial. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 189-202. https://www.redalyc.org/journal/3314/331466109011/331466109011.pdf.
Montalvo-Fritas, W., Canduelas-Sabrera, A. Á., García-Cruz, J. A., Cámac-Tiza, M. M., & Cornejo Zúñiga, A. G. (2022). La responsabilidad social universitaria y la satisfacción académica en estudiantes universitarios. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2). https://doi.org/10.46377/dilemas.v9i2.3104
Moreno, A. (2022). Caracterización del rendimiento académico de estudiantes en Ciencias de la Salud de la Universidad de Mendoza a partir de variables personales y estrategias de aprendizaje. Revista de Educación, (25.1), 471-491. http://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ
Navarro-Veliz, J. A. (2023). Efecto de las variables individuales y contextuales en el rendimiento académico de los estudiantes de la Universidad Peruana Los Andes, 2018 [Tesis Doctoral]. Universidad Peruana de los Andes. https://hdl.handle.net/20.500.12848/5390
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos. (OCDE, 2020). Education in the time of COVID-19. https://www.oecd.org/education/covid-19-education-in-the-time-of-corona-virus-5e29bd7b
Quispe, E. T., Zevallos, J. R., & Concha, X. C. (2021). El impacto del COVID-19 en la educación superior universitaria. Revista Científica Guacamaya, 5(2), 173-181. http://orcid.org/0000-0003-3073-7612
Revista Iberoamericana de Docentes. Desafíos y respuestas. pp, 25-35. http://revistaiberoamericanadedocentes.com
Ronceros, E. D., Rodríguez, W. J. M., Romero, R. M., & Sánchez, J. L. A. (2021). Enseñanza virtual en tiempos de pandemia. Revista de Ciencias Sociales, 27(3), 428-440. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8090631
Sancho Huanca, C. L. (2022). Enseñanza virtual y nivel de satisfacción en estudiantes de farmacia en una universidad nacional del Cusco, 2021 [Tesis de maestría]. Universidad César Vallejo. https://hdl.handle.net/20.500.12692/79765
Serna-Alarcón, V., Paraguay, K. M., Mejía, A. S., Rodríguez-Alarcón, J. F., Vinelli-Arzubiaga, D., Vilela-Estrada, M. A., & Mejía, C. R. (2021). Percepción de los estudiantes universitarios peruanos acerca de las repercusiones académicas generadas por la COVID-19. Boletín de Malariología y Salud Ambiental, 61, 163-169. http://iaes.edu.ve/iaespro/ojs/index.php/bmsa/article/view/323.
Sudriá, M., Andreatta, M., & Defagó, M. (2020). Los efectos de la cuarentena por coronavirus (COVID-19) en los hábitos alimentarios en Argentina. DIAETA.
Tejedor, S., Cervi, L., Tusa, F., & Parola, A. (2020). Education in times of pandemic: Reflections of students and teachers on virtual university education in Spain, Italy, and Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, (78), 1-21. https://hdl.handle.net/2318/1760385
Tinitana-Villalta, D. A., Arca-Zavala, J. O., Franco-Pérez, A. F., & Unda-Garzón, M. E. (2021). Impacto de la enseñanza virtual en el rendimiento académico de estudiantes de estadística con diferentes estilos VAK de aprendizaje. Revista Conrado, 17(S1), 278-284. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1779
Universidad Católica del Cibao. (2020). Reglamento Académico. https://ucateci.edu.do/images/archivos
Ventura-León, J., Caycho-Rodríguez, T., & Talledo-Sánchez, K. (2021). Satisfacción Académica en estudiantes de Ciencias de la Salud antes y durante la pandemia COVID-19. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 20(6). http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab/article/view/4257
Villa, F. G., Litago, J. D. U., & Fernández, A. S. (2020). Percepciones y expectativas en el alumnado universitario a partir de la adaptación a la enseñanza no presencial motivada por la pandemia de COVID-19. Revista latina de comunicación social, (78), 99-119. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7625688
Woolfolk, A. (2010). Psicología educativa. Pearson.
Yela-Pantoja, L. Y., Reyes-Jurado, D., Olguín López, A. Y., & Pulido Pérez, F. X. (2021). Desafíos educativos que enfrentan los estudiantes universitarios durante la pandemia COVID-19. Revista Paraguaya De Educación A Distancia (REPED), 2(1), 41-52. https://revistascientificas.una.py/index.php/REPED/article/view/2241
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (2001). Theories of Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An Overview and Analysis [Teorías del aprendizaje autorregulado y el logro académico: una visión general y un análisis]. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781410601032
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.