Abordagem do processo de avaliação formativa para a aprendizagem com um sentido ético
DOI:
https://doi.org/10.22458/ie.v25i38.4365Palavras-chave:
avaliação formativa, avaliação do conhecimento prévio, feedback , sentido ético, ética, educaçãoResumo
Este ensaio visa abordar a avaliação formativa com um sentido ético ao serviço da aprendizagem, proporcionando ao professor uma reflexão sobre as funções da avaliação, exemplos de técnicas e instrumentos, bem como tipos ou momentos de avaliação. Portanto, o objetivo do ensaio é analisar a avaliação formativa com um sentido ético ao serviço da aprendizagem, o que requer conhecer os estudantes do ponto de vista da diversidade. Por conseguinte, conclui-se que a avaliação formativa da aprendizagem com sentido ético permite aos professores tornarem-se profissionais capazes de se apropriarem e se comprometerem com a diversidade dos estudantes no contexto da sua sala de aula em busca de resultados de aprendizagem; do mesmo modo, os estudantes são capazes de se autorregularem de modo a tornarem-se aprendizes especializados.
Da mesma forma, são fornecidas algumas estratégias para que se possa pensar que a avaliação anda de mãos dadas com a aprendizagem.
Portanto, conclui-se que a avaliação para a aprendizagem formativa com sentido ético permite ao docente tornar-se um profissional que consegue se apropriar e se comprometer com as diversas formas, estilos e ritmos de aprendizagem do aluno no contexto de sua aula em busca do aproveitamento da aprendiza gem; da mesma forma, que o aluno se autorregula para se tornar um aprendiz especialista.
Referências
Álvarez, J. M. (2001). Evaluar para conocer, examinar para excluir. Ediciones Morata.
Álvarez, D. y Moreno, M. (2015). Tecnologías de apoyo basadas en el diseño universal para el aprendizaje. Universidad de Colombia. https://bit.ly/3Epg3lu
Bogantes, J. y Palma, K. (2016). La regulación continua de la enseñanza y del aprendizaje desde el evaluar para aprender. Una experiencia de la Cátedra Didáctica del Lenguaje. Innovaciones Educativas, 18(24), 59-72. https://bit.ly/3AaDvR3
Boud, D. (2000). Sustainable assessment: rethinking assessment for the learning society. Studies in Continuing Education, 22(2), 151-167. https://bit.ly/3WXOXcd
Boud, D. y Falchikov, N. (2006). Aligning assessment with long-term learning. Assessment & Evaluation in Higher Education, 31(4), 399-413.
Boud, D. (2020). Retos en la reforma de la evaluación en educación superior: una mirada desde la lejanía. RELIEVE, 26(1), 1-15. https://bit.ly/3tqvm7a
Canabal, C. y Margalef, L. (2017). La retroalimentación: la clave para una evaluación orientada al aprendizaje Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 21(2), 149-170. https://bit.ly/3Uvlnth
Castillo, S. y Cabrerizo, J. (2010). Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. Pearson Educación.
Cardona, J. (1994). Metodología innovadora de evaluación de centros educativos. UNED.
Carless, D.; Kam, K.; Chan, H.; To, J.; Lo, M. y Barrett, E. (2018). Developing students’ capacities for evaluative judgement through analysing exemplars. En D. Boud, R. Ajjawi, P. Dawson y J. Tai (Eds.), Developing Evaluative Judgement in Higher Education: Assessment for knowing and producing quality work.
Fraile, J.; Izquierdo, M.; Zamorano, D. y Sánchez, I. (2020). Autorregulación del aprendizaje y procesos de evaluación formativa en los trabajos en grupo. RELIEVE, 26(1), 1-12. https://bit.ly/3fXWjvK
García, S. (2002). La Validez y la Confiabilidad en la Evaluación del Aprendizaje desde la Perspectiva Hermenéutica. Revista de Pedagogía, 23(67), 1-15.
Hernández, V. M.; Santana, P. J. y Sosa, J. J. (2021). Feedback y autorregulación del aprendizaje en educación superior. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 227-248. https://bit.ly/3G8snHV
López, V. y Pérez, Á. (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. Universidad de León, Secretariado de Publicaciones. https://bit.ly/3TrNrfv
Moreno, T. (2016). Evaluación del aprendizaje y para el aprendizaje. Reinventar la evaluación en el aula. UAM, Unidad Cuajimalpa. https://bit.ly/3tqcRzJ
Santos, M. A. (2001). La evaluación: Un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Ediciones ALJIBE.
Santos, M. A. (2010). Una pretensión problemática: educar para los valores y preparar para la vida. Revista de Educación, 351, 23-47. https://bit.ly/3fUGAhf
Segura, M. (2007). La perspectiva ética de la evaluación de los aprendizajes desde un enfoque constructivista. Revista del INIE-UCR, 7(1), 1-22. https://bit.ly/3Eo5eQx
Segura, M. (2018). La función formativa de la evaluación en el trabajo escolar cotidiano. Revista Educación, 42(1), 156-175. https://doi.org/10.15517/revedu.v42i1.22743
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Innovaciones Educativas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.