Ambientes virtuais da aprendizagem construída socialmente com ferramentas de Autor de Geo Gebra

Ambientes virtuais da aprendizagem construída socialmente com ferramentas de Autor de Geo Gebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3432

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizado, ferramentas de autor, recursos educacionais abertos, GeoGebra, construção social da tecnologia, matemáticas

Resumo

A GeoGebra é principalmente conhecida pelo software que permite explorar e trabalhar de maneira dinâmica e interativa com diferentes áreas matemáticas, tais como: geometria, cálculo, álgebra, entre outras. Inobstante, GeoGebra também representa um conjunto de ferramentas para a criação e gestão de recursos educativos em ambientes digitais as quais são conhecidas como Ferramentas de Autor, a saber: Atividade, Livro, Grupo, Notas e Classroom. Neste artigo é apresentada uma análise sobre a construção social da tecnologia digital. Isso permite mostrar como é que estas ferramentas são construídas socialmente, sempre que houver uma interação entre as diferentes interpretações sobre a tecnologia que manifestam os grupos sociais relevantes que a constroem. Embasados na análise referida no parágrafo anterior é possível mostrar que as ferramentas de autor da GeoGebra se integram e articulam para configurar um Ambiente Virtual de aprendizagem construída socialmente pela comunidade que a compõe, aprimorando assim uma abordagem educativa que visa impulsionar a Educação Aberta, com base nos Recursos Educacionais Abertos. Com a finalidade de ilustrar esta proposta, apresentamos o exemplo de um recurso educacional aberto sobre construções geométrica, - elaborado com as ferramentas de autor da GeoGebra- a qual permite uma interação online e sincrônica entre docentes e discentes para o desenvolvimento de tarefas geométricas, tais como construção, exploração e conjectura. 

Biografias Autor

Sergio Rubio-Pizzorno, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados

Estudiante del Doctorado en Ciencias en la Especialidad de Matemática Educativa del Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (Cinvestav) de la Ciudad de México, México.

También desempeña el cargo de Director de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana, y produce y conduce el podcast Aula Abierta, del Centro de Cultura Digital de la Secretaría de Cultura de México.

Gisela Montiel Espinosa, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (Cinvestav)

Investigadora adjunta y Coordinadora Académica del Departamento de Matemática Educativa del Centro de
Investigación y de Estudios Avanzados. Doctora en Ciencias en Matemática Educativa por el Instituto
Politécnico Nacional, trabaja en las líneas de generación y aplicación de conocimiento sobre “Construcción
social del pensamiento matemático”, “Entornos tecnológicos de aprendizaje de las matemáticas” y
“Fundamentos, Historia y Epistemología de las Matemáticas”.

Referências

Álvarez Cadavid, G. y Alvarez. G. (2012). Análisis de ambientes virtuales de aprendizaje desde una propuesta semiótico integral. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 14(2), 72-87.
Bijker, W. E. (1995). Of Bicycles, Bakelites, and Bulbs: Toward a Theory of Sociotechnical Change. MIT Press. ISBN 0262522276.
Butcher, Neil; Kanwar, Asha y Uvalic-Trumbic, Stamenka (2015). Guía básica de recursos educativos abiertos (REA). París, Francia: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). ISBN: 978-92-3-300020-9. Rescatado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232986
Castells, M. (1999). La Era de la Información. Economía, Sociedad y Cultura: La Sociedad Red (vol. I). Siglo XXI, Estado de México, México. ISBN 9789682321689
Clark, D. y Rosa, M. (2018). Developing a mathematical modelling course in a virtual learning environment. ZDM Mathematics Education 50(1-2), 173-185. https://doi.org/10.1007/s11858-018-0930-8
Contreras, P. (2003). Me llamo Kohfam. Identidad de un hacker: una aproximación antropológica. Editorial Gedisa S. A., Barcelona. ISBN 84-9784-007-0.
de Jesús, Álvaro (2017). Círculo y circunferencia: exploración y caracterización [Libro GeoGebra]. Recuperado de https://geogebra.org/m/gk97hyVa
Farías, G. y Montoya, J. (2009). Gestión de un entorno virtual de aprendizaje para el desarrollo de competencias profesionales interculturales: una experiencia de educación superior entre México y España. Apertura 1(1), 6-19.
GeoGebra [@GeoGebra] (2020, 3 de junio). ???????? New Feature! ???????? Say hello to GeoGebra Classroom! [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/geogebra/status/1268169027509202945
GeoGebra Classroom Activities y IM 6 – 8 Math. (2020). Illustrative Mathematics (6-8) Curriculum [Actividad GeoGebra]. Rescatado de https://www.geogebra.org/m/ckm3ffqh
GeoGebra Developer Wiki (2009). GeoGebraTube [página web]. Recuperado de https://dev.geogebra.org/trac/wiki/GeoGebraTube?version=1
GeoGebra Team (2019). Comparison of GeoGebra Math Apps [Actividad GeoGebra]. Recuperado de https://www.geogebra.org/m/shfwqcpr
GeoGebra Team German (2016). GeoGebra Activity Editor [Libro GeoGebra]. Recuperado de https://www.geogebra.org/m/e9Z6UDu4
Hohenwarter, M. (2002). GeoGebra - Ein Softwaresystem für dynamische Geometrie und Algebra der Ebene (Español: GeoGebra - un software para la geometría dinámica y el álgebra en el plano). Tesis de maestría no publicada. Universidad de Salzburgo, Austria.
Hohenwarter, M. (2006). GeoGebra - didaktische Materialien und Anwendungen für den Mathematikunterricht (Español: material educativo y aplicaciones para la enseñanza de las matemáticas). Tesis de doctorado no publicada. Universidad de Salzburgo, Austria.
Hohenwarter, M. y Hohenwarter, J. (2013). Introduction to GeoGebra. Recuperado de http://static.geogebra.org/book/intro-en.pdf
Keller, C. (2005). Virtual learning environments: three implementation perspectives. Learning, Media and Technology 30(3), 299-311.
Klein, H. K. y Kleinman, D. L. (2002). The Social Construction of Technology: Structural Considerations. Science, Technology and Human Values, 27(1), pp. 28–52. ISSN 0162-2439. https://doi.org/10.1177/016224390202700102
Lameras, P., Levy, P., Paraskakis, I. y Webber, S. (2012). Blended university teaching using virtual learning environments: conceptions and approaches. Instructional Science 40(1), 141-157. https://doi.org/10.1007/s11251-011-9170-9
Martínez, M. G. y Riva Palacio, E. (2019). Escasez de agua potable en la CDMX [Libro GeoGebra]. Recuperado de https://www.geogebra.org/m/Myx7Cx2d
Mueller, D. y Strohmeier, S. (2011). Design characteristics of virtual learning environments: state of research. Computers & Education 57(4), 2505-2516.
Mikropoulos, T. y Natsis, A. (2011). Educational virtual environments: A ten-year review of empirical research (1999–2009). Computers & Education 56(3), 769-780.
Pesare, E., Roselli, T. Rossano, V. y Di Bitonto (2015). Digitally enhanced assessment in virtual learning environments. Journal of Visual Languages & Computing 31B, 252-259. Rescatado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1045926X15000786
Peterson-Ahmad, M., Pemberton, J., y Hovey, K. (2018). Virtual Learning Environments for teacher preparation. Kappa Delta Pi Record 54(4), 165-169.
Pinch, T. (2015). La construcción social de la tecnología: una revisión. En: María Josefa Santos y Rodrigo Díaz Cruz (Eds.), Innovación tecnológica y procesos culturales. Perspectivas teóricas, pp. 18–37. Fondo de Cultura Económica, México. ISBN 9786071622167.
Reisoğlu, I., Topu, B., Yılmaz, R., Yılmaz, K. y Göktaş, Y. (2017). 3D virtual learning environments in education: a meta-review. Asia Pacific Education Review 18(1), 81-100. https://doi.org/10.1007/s12564-016-9467-0
Rubio-Pizzorno, S. (2016). Libro 1 de los Elementos de Euclides [Libro GeoGebra]. Rescatado de https://www.geogebra.org/m/XWuVsv5h
Rubio-Pizzorno, S. (2018). Integración digital a la práctica del docente de geometría. Tesis de Maestría no publicada. Ciudad de México, México: Centro de Investigaciones y de Estudios Avanzados (Cinvestav). https://doi.org/10.13140/RG.2.2.15488.94728/1
Rubio-Pizzorno, S. (2020). Impulsando la Educación Abierta en Latinoamérica desde la Comunidad GeoGebra Latinoamericana. Revista del Instituto GeoGebra de São Paulo, 9(1), pp. 10-25. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p10-25
Santos, M. J. y Díaz Cruz, R. (2015). Voces plurales en los estudios de tecnología y cultura: una introducción. En M. J. Santos y R. Díaz Cruz (Eds.), Innovación tecnológica y procesos culturales. Perspectivas teóricas, caplo 1, pp. 9–17. Fondo de Cultura Económica, México. ISBN 9786071622167
Shin, D., Bioca, F. y Choo, H. (2013). Exploring the user experience of three-dimensional virtual learning environments. Behaviour & Information Technology 32(2), 203-214. https://doi.org/10.1080/0144929X.2011.606334
Urquidi, A. C., Calabor, M. S. y Tamarit, C. (2019). Entornos virtuales de aprendizaje: modelo ampliado de aceptación de la tecnología. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, e22, 1-12. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e22.1866
Wiki GeoGebra (2015). Historial de revisiones de «The GeoGebraBook Editor» [sitio web]. Recuperado de https://wiki.geogebra.org/s/en/index.php?title=The_GeoGebraBook_Editor&oldid=44065
Willey, D.; Bliss, T.L. y McEwen, M. (2014). Open Educational Resources: A Review of the Literature, En J. Michael Spector, M. David Merrill Jan Elen, M.J. Bishop (eds.). Handbook of Research on Educational Communications and Technology (pp. 781 - 789). New York: Springer Science+Business Media. ISBN: 978-1-4614-3185-5. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3185-5

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Rubio-Pizzorno, S., & Montiel Espinosa, G. (2021). Ambientes virtuais da aprendizagem construída socialmente com ferramentas de Autor de Geo Gebra . Innovaciones Educativas, 23(34), 213–227. https://doi.org/10.22458/ie.v23i34.3432
Loading...